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Ano Letivo: 2023/24

Animação e Modelação 3D e Jogos

Arte Digital

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 11,0 T + 45,0 TP , Cód. 65439.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A. Adquirir conceitos fundamentais de imagem digital;
A.1. Identificar os componentes que constituem uma imagem digital;
B. Utilizar ferramentas digitais de criação e tratamento de imagens digitais;
B.1. Revelar proficiência técnica na produção de imagens digitais;
C. Conhecer os princípios da teoria da cor e respetiva aplicação;
C.1. Decidir criteriosamente a aplicação da cor em projetos audiovisuais e jogos;
D. Aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de exercícios práticos.
D.1. Produzir exercícios práticos de conceção, tratamento e exportação de imagens digitais.

Programa
1. Conceitos fundamentais de imagem digital;
1.1. Composição de uma imagem digital;
2. Edição e Transformação de Imagem
2.1 Ajuste de seleções;
2.2 Remoção e extração de pixéis;
2.3 Criação e edição de Padrões;
2.4 Alteração e aplicação de cor;

3. Desenho vetorial
3.1 Aplicações;
3.2 Técnicas e Ferramentas;
3.3 Conversão de bitmaps em vetorial;
3.4 Importação e exportação de arquivos digitais;

4. Teoria da Cor
4.1 Harmonias de Cor;
4.2 Psicologia da cor;
4.3 Aplicação de cor no desenvolvimento de conteúdos;

5. Produção de exercícios de aplicação prática dos conceitos adquiridos.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
O aluno poderá optar por uma avaliação por uma das seguintes formas

a) clássico (opção por defeito)

Frequência I (teórico-prática): 50%

Frequência II (teórico-prática): 50%



OU



b) gamificação, com frequências obrigatórias e dois conjuntos/etapas de mini trabalhos resolvidos durantes as aulas usando léxico e técnicas de gamificação, sequenciados da seguinte forma:

1.Etapa A
2.Frequência I (teórico-prática): 50%
3.Etapa B
4.Frequência II (teórico-prática): 50%
Ver: Regras de Gamificação nas Observações

Avaliação por Exame:
Exame (teórico-prático): 100%


O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Dewis, G. (2014). The Photoshop Workbook: Professional Retouching and Compositing Tips, Tricks, and Technique. : Peach Pit
- Heller, E. (2014). A psicologia das Cores. Barcelona: Garamond
- Malley, B. (2014). Adobe Master Class: Advanced Compositing in Photoshop: Bringing the Impossible to Reality with Bret Malley. : Adobe

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop; Adobe Illustrator

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 199 - 08/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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