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Ano Letivo: 2023/24

Animação e Modelação 3D e Jogos

Animação 3D

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP , Cód. 65437.

Docente(s)
- Lionel Martins Louro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O aluno deverá ter a capacidade de animar objetos 3D simples com base nos keyframes chave, animação de objetos complexos com modificadores e plugins (MassFX), animar texturas nos objetos, animar iluminação para criar determinadas emoções, realização de previews de sequências animadas e produzir um render da animação final.

Programa
1 - Princípios básicos da Animação:
1.1 - Explanação dos princípios básicos da Animação tradicional e sua aplicação com exemplos na animação 3D.

2 - Animação de objetos 3d simples, complexos:
2.1 - Animação de objetos simples com base em keyframes, pose a pose;
2.2 - Animação de objetos complexos com base em modificadores;
2.3 - Animação de objetos com base em plugins (MassFX).

3 -Animação de Texturas:
3.1 - Animação de texturas aplicadas nos objetos simples e compostos;

4 - Animação de iluminação:
4.1 - Animação de iluminação com base em intensidade, cor, deslocação e projeção de imagens.

5 - Animação de câmaras:
5.1 - Animação de câmaras com base em deslocação simples e deslocação com circuitos pré-estabelecidos.

6 - Rigging e Skinning:
6.1 - Criação de Rigging estrutura (esqueleto) e objetos auxiliares para manuseamento da personagem, para objetos e personagens;
6.2 - Desenvolvimento do processo de Skinning de objetos e personagens, ou seja, ajuste dessa mesma estrutura/esqueleto na personagem.

7 - Render da Animação:
7.1 - Produção de render de sequências animadas com as propriedades para baixa resolução e alta resolução de imagem.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:

A avaliação por frequência será realizada por meio de um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de Animação 3D, processos de animação de texturas, animação de iluminação, animação de câmaras e procedimentos para o processo de renderização da sequência animada.
>Frequência (100%)


Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de um teste (100%). O um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de Animação 3D, processos de animação de texturas, animação de iluminação, animação de câmaras e procedimentos para o processo de renderização da sequência animada.

Avaliação por Exame:

A avaliação por Exame será realizada por meio de um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de Animação 3D, processos de animação de texturas, animação de iluminação, animação de câmaras e procedimentos para o processo de renderização da sequência animada.

> O aluno obtém aprovação à UC,
de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Glebas, F. (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Williams, R. (2001). The Animator's Survival Kit. (Vol. 2). Estados Unidos: Faber and Faber

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais de animação. Aulas práticas de resolução de casos práticos na animação 3D e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds max e Mixamo.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 199 - 08/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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