Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 65435.
Docente(s)
            - Lionel Martins Louro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          O aluno deverá ter a capacidade de modelar personagens simples em 3D, implementação de texturas e criar texturas para o mesmo. Por fim, aplicando essa mesma personagem em diferenciadas abordagens de conceitos de cenários digitais possíveis.
Programa
          1.	Conceptualização
1.1.	Pesquisa de referências;
1.2.	Criação dos moodboards;
1.3.	Concept Art.
2.	Modelação 3D
2.1.	Planificação das personagens (Blueprints);
2.2.	Modelação 3d das personagens e cenários.
3.	Texturização
3.1.	Aplicação de texturas nas personagens com os UVs;
3.2.	Aplicação de texturas nos objetos com os UVs.
4.	Iluminação
4.1.	Aplicação de luzes corretas para criação de determinadas emoções;
5.	Render
5.1.	Sequência de renders e seus parâmetros adjacentes para cada conceito.
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência:
- Projeto Final (100%).
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de um Projeto Final (100%).
Avaliação por Exame:
- Projeto Final (100%).
O aluno obtem aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
          - Aguiar, F. (2005). Modelagem de Personagem para Jogos com 3ds max 8. -:  Érica
- Beane, A. (2012). 3D Animation Essentials. Inglaterra:  Sybex; 1st edition
- Chong, A. (2007). Basics Animation: Digital Animation. Inglaterra:  AVA Publishing; 0 edition
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos:  Focal Press
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists . Inglaterra:  3D Total
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos:  Wiley
- Roberts, S. (2011). Character Animation Fundamentals: Developing Skills for 2D and 3D Character Animation. (pp. 456). Inglaterra:  Routledge; 1st edition
- Zhao, V.  e Su, H. (2011). Alive Character Design: For Games, Animation and Film. Inglaterra:  Gingko Press
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
          Autodesk 3Ds Max, Photoshop, Krita, Gimp.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















