Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP , Cód. 654312.
Docente(s)
- Lionel Martins Louro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem conseguir construir conceptualmente, anatomicamente e modelar em 3d, texturizar uma personagem simples ou complexa. Desenvolverá o respetivo processo de Rigging e o processo de Skinning adequado a cada tipo de personagem específico para a animação da mesma. Serão animados ciclos de andar, de correr, de saltar, de pegar objetos, entre outros, que servirão para a implementação posterior em plataformas de desenvolvimento de jogos digitais, ou de contexto de construção de animações.
Programa
1 - Modelação de personagens:
1.1 Breves conceitos anatómicos gerais e conceptuais de personagens;
1.2 Técnicas avançadas e ferramentas de modelação 3D para a modelagem de personagens para jogos digitais, ou para animação;
2 - Construção de Rigging e Skinning das personagens:
2.1 Criação de um esqueleto/estrutura com todos os objetos auxiliares (controladores) para a animação do mesmo e implementação desse mesmo esqueleto na personagem através do processo de skinning;
3 - Texturização
3.1 Será realizado todo o processo de UV's, coordenadas na personagem, para uma boa construção e adequação da mesma à personagem;
4 - Animação
4.1 Serão animadas as personagens com processos de animação pose a pose e automatizados, com ciclos de andar, correr, saltar, pegar objetos, entre outros, de forma a serem exportados como assets para plataformas de desenvolvimento de jogos, bem como para a construção de animações.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
A avaliação por frequência será realizada por meio de um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de criação de personagens, processos de modelação 3D, de texturas e de animação (Rigging e Skinning) e procedimentos para o processo de renderização da sequência animada.
>Frequência (100%)
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, A avaliação por frequência será realizada por meio de um teste (100%) que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de criação de personagens, processos de modelação 3D, de texturas e de animação (Rigging e Skinning) e procedimentos para o processo de renderização da sequência animada.
Avaliação por Exame:
A avaliação por Exame será realizada por meio de um teste que é constituído por exercícios práticos a realizar presencialmente. Este consiste na implementação de conteúdos como técnicas de criação de personagens, processos de modelação 3D, de texturas e de animação (Rigging e Skinning) e procedimentos para o processo de renderização da sequência animada.
- Exame (100%).
O aluno obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. (Vol. 1). Inglaterra: 3DTotal
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. (Vol. 2). Estados Unidos: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais de criação de personagens. Aulas práticas de resolução de casos práticos na construção de personagens 3D e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds max, Blender, Mixamo, ActorCore AccuRIG e Photoshop.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 199 - 08/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)