Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 63919.
Docente(s)
            - Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não se aplica.
Objetivos
          No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar objetos e personagens simples com UV's, desenvolver o Rig e Skinning (personagens) adequado, criar animações para jogos digitais, exportar objetos e personagens com animações para o Unity, criar clips de animação e animar em Unity através de keyframes e código.
Programa
          1 - Modelação e UV's
1.1 Técnicas e ferramentas de modelação 3D para jogos digitais;
1.2 Criação de UV's. 
2 - Rigging e Skinning 
2.1 Fundamentos de Rigging (objetos e personagens);
2.2 Fundamentos de Skinning (personagens).
3 - Animação 
3.1 Tempo e espaçamento;
3.2 Ação secundária;
3.3 Antecipação;
3.4 Peso;
3.5 Ciclos de caminhada;
3.6 Exportação de objetos e personagens com animação para jogos digitais.
4 - Unity
4.1 Importação de objetos e personagens com animação;
4.2 Criação de Clips de animação;
4.3 Animação através de keyframes;
4.4 Animação através de código (C#).
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de uma Frequência (100%).
Avaliação por Exame:
- Exame (100%).
Bibliografia
          - Glebas, F.  e , . (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. Estados Unidos:  Focal Press
- Williams, R.  e , . (2001). The Animator's Survival Kit. Estados Unidos:  Faber and Faber
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
          Blender, Unity.

















