2 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 TP , Cód. 20307.
Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
O aluno deverá adquirir competências de aplicação e conhecimento de tecnologias de levantamento de campo para apoio à gestão do território e na proteção civil.
O aluno deverá saber reconhecer as melhores estratégias e instrumentos que permitirão a recolha de dados necessária para o tratamento dos fins que pretende.
Programa
1. Conceitos e Introdução
1.1 Importância do planeamento no levantamento de dados
1.2 Tipos de dados e importância de programas de código aberto
1.3 Plataformas com disponibilização de dados digitais.
1.4 Fichas de registo digitais
2. Técnicas de levantamento e fontes de dados espaciais e descritivos.
2.1 Levantamento e interpretação de imagens e posicionamento espacial
2.2 Técnicas e Instrumentos no posicionamento espacial na aquisição de dados
3. Equipamentos mais utilizados e softwares livres de registo e levantamento de dados.
3.1 KOBO Toolbox
3.2 KOBO Collect
Metodologia de avaliação
Frequência/avaliação contínua
Em frequência o aluno será chamado a desenvolver diferentes exercícios ao longo das aulas, de acordo com os conteúdos lecionados, seja de trabalho mais aplicativo de campo (40%), seja em gabinete (40%), os restantes 20% são de participação nas discussões em aula.
Exame e Exame de recurso
Relatório com base num trabalho real de levantamento de dados prático (100%)
Bibliografia
- Guth, P.(2021). Digital Elevation Models: Terminology and Definitions. Remote Sensing.Perspectivas da Edição Especial sobre Aplicações de Modelos de Elevação Digital. https://doi.org/10.3390/rs13183581 , 18, pp. 1-26.
- Rasol, M. e Schmidt, F. e Lentile, F. e Adelaide, S. e Alli, E. (2021). Progresso e oportunidades de monitoramento de resistência à derrapagem no transporte rodoviário: uma revisão crítica e sensores rodoviários. Sensor Remoto .Remote Sensing for Infrastructure Assessment Using NDTs and Intelligent Data Analysis: New Trends and Challenges, 18, pp. 1-19.
- Singh, S. e Singh, J. e Alli, E. (2022). Realidade Aumentada e Sistema de Navegação Eficiente com Recursos Baseados em GPS para Ambientes Externos: Integrando Câmera, Sensores e Armazenamento de Dispositivos. Sustentabilidade https://doi.org/10.3390/su141912720. Machine Learning, Data Mining, and IoT Applications in Smart and Sustainable Networks, 14, pp. 1-18.
- Agilidade e Disciplina: Fatores Críticos de Sucesso para Resposta a Desastres..(2006, 0 de janeiro). Os Anais da Academia Americana de Ciências Políticas e Sociais , pp. 256-272.
Método de Ensino
Dirigida na componente teórica -prática; interrelacional entre pares na consolidação da matéria e aplicativa durante as aulas.
Software utilizado nas aulas
Kogo toolbox, software de GPS, Estação TOTAL, Drone, etc.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)