3 ECTS; 1º Ano, Anual, 50,0 TP , Cód. 20216.
Docente(s)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Dotar os alunos com competências técnicas para a operacionalização dos planos de emergência, com destaque para:
Identificação do articulado para a elaboração de planos de emergência de proteção civil;
Descrição do processo de planeamento nas suas diferentes fases;
Distinção dos diferentes planos de emergência.
Elaborar um Plano de Comunicações.
Programa
1.Processo de planeamento de emergência.
2.Fases do planeamento de emergência.
3.Enquadramento normativo dos planos de emergência.
4.Agentes de proteção civil no planeamento de emergência.
5.Planos de emergência de proteção civil de âmbito geral e especial.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: Frequência a 90% das aulas. Avaliação sumativa constituída por uma prova de avaliação teórica que vale 50% da classificação final e uma avaliação contínua que vale os restantes 50%. A prova de avaliação teórica contém 20 questões de escolha múltipla, sendo atribuída a cotação de 1 valor a cada questão. A avaliação continua incide sobre a aplicação de questionários sobre a matéria lecionada no decorrer da unidade curricular. Para que o aluno seja aprovado é necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20 valores, uma classificação igual ou superior a 10 valores em cada uma das componentes avaliadas.
Avaliação por exame: avaliação sumativa constituída por uma prova de avaliação teórica que vale 50% da classificação final e uma prova de avaliação prática que vale os restantes 50%. A prova de avaliação teórica contém 40 questões de escolha múltipla, sendo atribuída a cotação de 0,5 valores a cada questão. A prova de avaliação prática incide sobre a elaboração de um trabalho com tema a desenvolver das matérias lecionadas. Para que o aluno seja aprovado é necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20 valores, uma classificação igual ou superior a 10 valores em cada uma das provas.
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas baseadas nos processos de ensino/aprendizagem que conjugam a exposição, a demonstração e a aplicação prática.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)