3 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 TP , Cód. 20215.
Docente(s)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Capacitar os estudantes para a compreensão de ferramentas e conceitos de gestão ambiental e de sustentabilidade. Conceitos fundamentais nas áreas de gestão de recursos naturais, efluentes e resíduos sólidos.
Programa
1. Introdução. 1.1 O Planeta Terra e os seus recursos naturais (materiais e energéticos). 1.2 O meio modificado pela ação do Homem. 1.3 Enquadramento histórico do desenvolvimento da consciência ambiental.
2. Desenvolvimento sustentável. 2.1 O relatório Bruntland. 2.2 Conceptualização de desenvolvimento sustentável e de bio capacidade. 2.3 Indicadores de desenvolvimento sustentável. 2.4 Consumo consciente. 2.4.1 Modelo de economia circular. 2.4.2 Rótulos ecológicos. 2.5 Materiais sustentáveis. 2.6 Gestão de resíduos. 2.6.1 O caso dos RCDs. 2.6.2 Enquadramento legislativo nacional de RCDs. 2.7 Inovação para o desenvolvimento sustentável. 2.8 O ruído ambiente e o seu enquadramento regulamentar. 2.9 Enquadramento UE e nacional para a gestão eficiente de recursos. 2.9.1 Energia. 2.9.2 Água.
3. Recursos energéticos. Fontes de energia. Dependência energética. Combustíveis fósseis. Biocombustíveis. Hidrogénio como combustível. Energias renováveis.
4. Degradação dos solos. Desertificação. Consequências. Biorremediação.
Metodologia de avaliação
O processo de avaliação contínua consiste na apreciação de um trabalho escrito desenvolvido a partir de um dos temas indicados pelas docentes. Este trabalho deverá ser submetido na plataforma de e-learning Moodle na página da disciplina ou enviado por e-mail para as docentes. O trabalho escrito será objeto de apresentação, durante 15 minutos no máximo, e discussão oral, por cada aluno.
A classificação final da época de avaliação contínua (CFc) resultará da classificação obtida no trabalho escrito e respetiva apresentação (TE), CFc=TE.
Em alternativa, o aluno poderá optar pela avaliação nas épocas de exames que consiste numa prova escrita realizada, presencialmente, na data indicada no planeamento das aulas. A classificação final da época de exame (CFe) resultará da classificação obtida na prova escrita (PE), CFe=PE.
A classificação mínima em qualquer época de avaliação é 10 valores (em 20 possíveis).
Bibliografia
- Clini, C. e Gorb, S. e Gullino, M. (2008). Sustainable Development and Environmental Management - Experiences and Case Studies.. USA: Springer
- Fadigas, E. e Reis, L. e Carvalho, C. (2019). Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. Brasil: Manole
- Luria, A. (2007). Sustentabilidade na Construção. Portugal: Verlag Dashofer
- Miller Jr., G. (2007). Ciência Ambiental. Brasil: Cengage Learning
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas e de resolução de exercícios à distância.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 30 de janeiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)