2 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 202111.
Docente(s)
            - Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Dotar os estudantes de conhecimentos relativos à capacidade de: 
- Comunicar durante situações de stress, de conflito e de emergência, com os media e com o público em geral;
- Sensibilizar o público em geral e os media relativamente aos riscos e a comportamentos de prevenção e autoproteção.
Programa
          1.  A atividade e os agentes de proteção civil. 
2.  Conhecimento dos riscos vs responsabilidade coletiva  a cultura de risco (o envolvimento do cidadão na sua própria segurança. 
3.  Informação vs comunicação. 
4.  Informação ao público sobre proteção civil (mitos, credibilidade e confiança); 
5.  Uso das redes sociais na comunicação com o público. 
6.  O risco: Nos espaços de trabalho; | Na habitação; | No lazer. 
7.  Planos de emergência: Nas escolas e em casa; 
8.  Casa e escola seguras; 
9.  Sinalética de emergência; 
10. Kit de proteção civil;
11. Dinamização do plano de emergência municipal; 
12. Medidas de prevenção e de autoproteção.
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência: Atividades realizadas na distância na plataforma e-learning da ENB, de avaliação contínua  peso de 40%.
Prova de avaliação teórica  peso de 60% - contém 20 questões de escolha múltipla, sendo atribuída a cotação de 1 valor a cada questão. 
Para que o estudante seja aprovado é necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20:  Uma classificação igual ou superior a 10 valores na prova de avaliação teórica; uma classificação igual ou superior a 10 valores na avaliação contínua. As classificações são apresentadas às centésimas, não havendo lugar a arredondamentos.
Avaliação por Exame: Prova de avaliação teórica - 100%.
Bibliografia
          - Comunicar numa situação de emergência ou de crise. Territorium,.(2007, 0 de ---).  Territorium, pp. 114-120.
- Crisis and emergency risk communication lessons from the Elk River spill.(2014, 8 de agosto).  Environmental Health Perspectives, pp. 122-214.
- Risk, Transformations and  and Adaptation: Ideas for Reframing Approaches to Disaster Risk Reduction.(2019, 0 de ---).  International Journal of Environmental Research and Public Health , pp. 2594.
Método de Ensino
          Método que abrange aulas expositivas e aplicações práticas da teoria. Metodologia hermenêutica e método socrático.
Software utilizado nas aulas
          Aplicação Zello Walkie Talkie instalada em telefone com acesso à internet. Esta aplicação está disponível gratuitamente na App Store e Google Play. 
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















