2 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 202111.
Docente(s)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimentos relativos à capacidade de:
- Comunicar durante situações de stress, de conflito e de emergência, com os media e com o público em geral;
- Sensibilizar o público em geral e os media relativamente aos riscos e a comportamentos de prevenção e autoproteção.
Programa
1. A atividade e os agentes de proteção civil.
2. Conhecimento dos riscos vs responsabilidade coletiva a cultura de risco (o envolvimento do cidadão na sua própria segurança.
3. Informação vs comunicação.
4. Informação ao público sobre proteção civil (mitos, credibilidade e confiança);
5. Uso das redes sociais na comunicação com o público.
6. O risco: Nos espaços de trabalho; | Na habitação; | No lazer.
7. Planos de emergência: Nas escolas e em casa;
8. Casa e escola seguras;
9. Sinalética de emergência;
10. Kit de proteção civil;
11. Dinamização do plano de emergência municipal;
12. Medidas de prevenção e de autoproteção.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência: Atividades realizadas na distância na plataforma e-learning da ENB, de avaliação contínua peso de 40%.
Prova de avaliação teórica peso de 60% - contém 20 questões de escolha múltipla, sendo atribuída a cotação de 1 valor a cada questão.
Para que o estudante seja aprovado é necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20: Uma classificação igual ou superior a 10 valores na prova de avaliação teórica; uma classificação igual ou superior a 10 valores na avaliação contínua. As classificações são apresentadas às centésimas, não havendo lugar a arredondamentos.
Avaliação por Exame: Prova de avaliação teórica - 100%.
Bibliografia
- Comunicar numa situação de emergência ou de crise. Territorium,.(2007, 0 de ---). Territorium, pp. 114-120.
- Crisis and emergency risk communication lessons from the Elk River spill.(2014, 8 de agosto). Environmental Health Perspectives, pp. 122-214.
- Risk, Transformations and and Adaptation: Ideas for Reframing Approaches to Disaster Risk Reduction.(2019, 0 de ---). International Journal of Environmental Research and Public Health , pp. 2594.
Método de Ensino
Método que abrange aulas expositivas e aplicações práticas da teoria. Metodologia hermenêutica e método socrático.
Software utilizado nas aulas
Aplicação Zello Walkie Talkie instalada em telefone com acesso à internet. Esta aplicação está disponível gratuitamente na App Store e Google Play.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)