3 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 20215.
Docente(s)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Capacitar os estudantes para a compreensão de ferramentas e conceitos de gestão ambiental e de sustentabilidade. Conceitos fundamentais nas áreas de gestão de recursos naturais, efluentes e resíduos sólidos.
Programa
1. Introdução. 1.1 O Planeta Terra e os seus recursos naturais (materiais e energéticos). 1.2 O meio modificado pela ação do Homem. 1.3 Enquadramento histórico do desenvolvimento da consciência ambiental.
2. Desenvolvimento sustentável. 2.1 O relatório Bruntland. 2.2 Conceptualização de desenvolvimento sustentável e de bio capacidade. 2.3 Indicadores de desenvolvimento sustentável. 2.4 Consumo consciente. 2.4.1 Modelo de economia circular. 2.4.2 Rótulos ecológicos. 2.5 Materiais sustentáveis. 2.6 Gestão de resíduos. 2.6.1 O caso dos RCDs. 2.6.2 Enquadramento legislativo nacional de RCDs. 2.7 Inovação para o desenvolvimento sustentável. 2.8 O ruído ambiente e o seu enquadramento regulamentar. 2.9 Enquadramento UE e nacional para a gestão eficiente de recursos. 2.9.1 Energia. 2.9.2 Água.
3. Efluentes. Biorremediação. Degradação dos solos. Desertificação.
4. Economia verde. Recursos energéticos. Fontes de energia. Dependência energética. Combustíveis fósseis. Biocombustíveis. Hidrogénio como combustível. Energias renováveis.
Metodologia de avaliação
O processo de avaliação contínua consiste na apreciação dos trabalhos desenvolvidos durante o período letivo (30%) através de fichas de trabalho ou exercícios (F1 e F2), e de um trabalho (T) de pesquisa bibliográfica escrito (70%) desenvolvido a partir de um dos temas proposto pelas docentes.
A classificação final (CF) é obtida através da seguinte expressão: CF=0,15F1+0,15F2+0,7T, em que F1 e F2 correspondem às classificações obtidas nas fichas de trabalho/exercícios propostos durante o período letivo, e T no trabalho final.
O exame de época normal consiste na realização de um exame escrito (E) que tem um peso de 50% da classificação final sendo que o trabalho (T) de pesquisa bibliográfica realizado terá também um peso de 50%, CF= 0,5E+0,5T.
O exame de recurso consiste exclusivamente na realização de um teste escrito.
Bibliografia
- Clini, C. e Gorb, S. e Gullino, M. (2008). Sustainable Development and Environmental Management - Experiences and Case Studies.. USA: Springer
- Fadigas, E. e Reis, L. e Carvalho, C. (2019). Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. Brasil: Manole
- Luria, A. (2007). Sustentabilidade na Construção. Portugal: Verlag Dashofer
- Miller Jr., G. (2007). Ciência Ambiental. Brasil: Cengage Learning
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas e de resolução de exercícios à distância.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)