2 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 202113.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Desenvolver competências de gestão de equipas e de recursos. Criar mecanismos de prevenção do stress em situações de emergência.
Desenvolvimento de competências de liderança de gestão de pessoas em situações extremas e stressantes que exigem rápida ação e implementação.
Desenvolver competências emocionais presentes na gestão da mudança e saber gerir conflitos em todas as situações nomeadamente nas de emergência. Desenvolver atitudes e comportamentos de autogestão das emoções e ética comportamental.
Os estudantes devem conhecer os principais tipos de conflitos; distinguir diversas formas de gerir conflitos; escolher a melhor estratégia para resolver conflitos, em situações de emergência.
Tipos de conflitos ; Estratégias de gestão do conflito;Estratégias e táticas de negociação em situações de emergência.
Programa
Gestão de stress em equipa. Soluções de gestão de otimização do stress em contexto de emergência.
Desenvolver as competências de liderança e de gestão de pessoas / equipas. Promover atitudes, comportamentos e estilos de liderança mais adequados e eficazes, de forma a atingir a eficácia e eficiência organizacional em situações de emergência.
Teorias de Liderança
Liderança e competências emocionais.
Construção de planos Individuais de desenvolvimento
Autoconhecimento e perceção dos outros
As situações de emergência e a gestão de si próprio e dos outros
A importância do espírito positivo e de equipas positivas
Tipos de conflitos (interpessoal, intragrupal, intergrupal)
Estratégias de gestão do conflito (evitamento, acomodação, competição/ dominação, compromisso e colaboração)
Estratégias e táticas de negociação em situações de emergência: competitivas, integrativas e acomodativas
Metodologia de avaliação
Em época de frequência, realização de uma prova escrita, para admissão ou dispensa de exame.
Época de exame realização de prova escrita.
Bibliografia
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Silabo
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London: Kogan Page
Método de Ensino
Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)