5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 32,0 TP , Cód. 20315.
Docente(s)
            - Ana Isabel e Sousa do Carmo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          1. Desenvolver capacidades de análise e de apreciação crítica quanto à forma e ao conteúdo de publicações digitais face às publicações impressas
2. Compreender e distinguir os diferentes formatos de publicações digitais
3. Identificar aplicações e dispositivos de leitura
4. Conhecer as principais ferramentas e plataformas para publicações digitais
5. Adquirir e aplicar conhecimentos para o desenvolvimento de publicações digitais 
Programa
          1.	Publicações impressas vs publicações digitais 
2.	Publicações digitais: formatos, aplicações e dispositivos de leitura
3.	As diferentes ferramentas e plataformas 
4.	Adequação da escolha de formato ao conteúdo e distribuição da publicação
5.	Boas práticas e orientações para o design publicações digitais
6.	Criação de publicações digitais
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua e em exame: desenvolvimento, apresentação e defesa de trabalho de caráter teórico-prático.
Bibliografia
          - Apfelbaum, S.  e Cezzar, J. (2014). Designing The Editorial Experience. Beverly (EUA):  Rokport Publishers
- Cohen, S.  e Burns, D. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital.  :  Adobe Press
- Franchi, F. (2013). Designing News: Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. Berlin:  Gestalten
- Zappaterra, Y.  e Caldwell, C. (2014). Editorial Design: Digital & Print. Londres (RU):  Laurence King Publishing
Método de Ensino
          Horas de contacto TP, que incluem a concretização de trabalhos de cariz prático, desenvolvidos com base nos conhecimentos teóricos e técnicos abordados nas aulas; e horas OT, direcionadas para o acompanhamento dos trabalhos propostos para a avaliação
Software utilizado nas aulas
          Software para o desenvolvimento de publicações digitais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















