IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Zooarqueologia

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, Anual, 15,0 TP , Cód. 201433.

Docente(s)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Ao dotar os alunos dos conhecimentos básicos da arqueozoologia, eles poderão perceber qual a importância desta disciplina na reconstituição das comunidades humanas do passado. Dar aos alunos uma perspetiva global das metodologias de investigação (quer no campo, quer no laboratório) da arqueozoologia.

Programa
O que é a Arqueozoologia
O trabalho de Laboratório em Arqueozoologia:
Caracterização Morfo-osteométrica de Espécies Semelhantes
Observações de Carácter Tafonómico
Interpretação Paleoecológica
Inferências Socio-culturais
A Arqueozoologia no Campo:
Factores Condicionantes do Estudo Arqueofaunístico
Aspectos Limitantes 197 ? Informações Necessárias 199
A Osteologia
O que é a osteologia
A osteometria
Uma Osteoteca:
Método de Preparação
Organização da coleção

Metodologia de avaliação
A avaliação será constituída por um trabalho final da UD.

Bibliografia
- Cohen, A. e Serjeantson, D. (1996). A Manual for the identification of Birds from Archaeological Sites. (Vol. 1). California: Academic Press
- Driesch, A. (1976). A Guide to the measurement of Animal Bones From Archaeologcal Sites. (Vol. 1). Harvard: Harvard University
- O´Connor, T. (2004). The Archaeology of Animal Bones. (Vol. 1). (pp. 1-206). Londres: Sutton Publishing
- Parker, S. (1997). Ossos e Estruturas Ósseas. (Vol. 1). Lisboa: Verbo

Método de Ensino
Ensino à distância

Software utilizado nas aulas
E-learning, java, Bigbluebutton

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado