3 ECTS; 1º Ano, Anual, 1,0 T + 7,0 TP + 5,0 TC , Cód. 201467.
Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
O aluno deve aprender a reconhecer os meios necessários - logistica e metodologia, à realização de atividades de trabalho de campo e laboratório e gabinete associado.
O aluno deve saber aplicar as técnicas necessárias ao estudo, interpretação e registo dos vestígios arqueológicos, para tal serão desenvolvidas atividades práticas onde o aluno poderá experimentar diversas situações associadas ao trabalho de campo, laboratório e gabinete.
Programa
1.A logística e o planeamento: autorizações, PATAS, PIPAS, organização de tempos e espaços.
2.Financiamento
3.A equipa e técnicas de trabalho: multidisciplinariedade e transdisciplinaridade
4.Prospeção Arqueológica: Prática em campo e laboratório
5.Escavação: Prática em campo e laboratório
6.Acondicionamento e tratamento de material em laboratório
8.Registo fotográfico, desenho técnico e digital (fotogrametria):Desenho de estruturas e materiais; Fotografia de estruturas e materiais.
Metodologia de avaliação
Duas épocas de avaliação (Frequência e exame)
Frequencia - O aluno será avaliado em campo pelas várias tarefas práticas que lhe serão atribuídas 50%. O restante 50% corresponde a um relatório final e apresentação oral do trabalho desenvolvido.
Exame prático - O aluno será avaliado em campo pelas várias tarefas práticas que lhe serão atribuídas 50%. O restante 50% corresponde a um relatório final e apresentação oral do trabalho desenvolvido.
Bibliografia
- Bahn, P. (1996). Arqueologia. Uma Breve introdução. (Vol. 1). Lisboa: Gradiva.
- Djindjiam, L. (1991). Méthodes pour lÁrchéologie. . (Vol. 1). Paris: Arnaund colin.
- Withgott, , J. (2007). Environment: the science behind the stories.. (Vol. 1). . San Francisco.: 2ª ediçao, Pearson Benjamin Cummings
Método de Ensino
Aulas essencialmente práticas com a presença de alunos em projetos de investigação arqueológica.
Software utilizado nas aulas
Não Aplicável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável