24 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 180,0 E + 180,0 OT , Cód. 201465.
Docente(s)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (2)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (2)
- Gonçalo Cardoso Leite Velho (2)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
O aluno deverá adquirir conhecimentos sobre como realizar um trabalho prático de investigação, seja em gabinete, ou diretamente em campo, no âmbito da arqueologia ou património. Neste âmbito deverá saber aplicar numa investigação as metodologias, técnicas e aprendizagens teóricas registadas durante a componente letiva.
O aluno deverá ser capaz de desenvolver uma pesquisa, estudo ou interpretação no âmbito da Arqueologia ou uma aplicação no âmbito da Gestão ou Educação Patrimonial.
Pretende-se ainda, em regime de orientação tutorial, que os alunos tenham conhecimento das regras, legislação e obrigações perante as entidades que regulamentam o património arqueológico ou atividades subaquáticas, nomeadamente PC IP, IPHAN, ICN, Marinha, etc, no caso de opção por uma pesquisa de campo.
Programa
1. Entidades regulamentares de Património e atividades associadas (gestão, museologia, educação, etc): IP PC, Marinha, ICN e IPHAN
a)Projeto Plurianual - PIPA.
b)Projetos PATA.
c)Relatórios, obrigações e exigências
2. Teses e trabalhos de pesquisa e investigação:
a) Problemáticas arqueológicas e os lapsos históricos ou arqueológicos.
b) Pertinência de inovação e criatividade.
c) O tempo e a delimitação temática.
Metodologia de avaliação
A avaliação é realizada sobre o trabalho final. A dissertação será avaliada de 0 a 20, por um júri de pares reunido para o efeito.
O júri terá em conta o trabalho de pesquisa ou aplicação desenvolvido, os resultados obtidos nos casos específicos, a pertinência do tema e o fator de inovação para a ciência, seja ela na área da Arqueologia, Gestão ou Educação Patrimonial.
Bibliografia
- Vários, D. (2019). Diversos artigos e livros conforme a opção escolhida e tema a desenvolver como investigação, pelo aluno.. (Vol. 1). Tomar: IPT
Método de Ensino
Os alunos serão orientados com reuniões periódicas de tutoria no sentido da compreensão das melhores estratégias e desenvolvimento dos seus projetos e trabalhos finais.
Software utilizado nas aulas
Plataformas das entidades regulamentares e outros que se considerem pertinentes conforme as propostas de dissertação dos alunos.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)