2 ECTS; 1º Ano, Anual, 6,0 T + 6,0 PL + 3,0 TP , Cód. 40441.
Docente(s)
- Marco António Mourão Cartaxo (1)(2)
- Valentim Maria Brunheta Nunes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Consolidar e aprofundar os conhecimentos teóricos dos formandos, bem como da sua aplicação na explicação de diferentes fenómenos. Desenvolver competências laboratoriais, tais como a experimentação, observação e apresentação de resultados. Incentivar o trabalho em grupo.
Programa
Componente teórica:
Elementos químicos e Tabela Periódica;
Espectros atómicos e testes de chama;
Nomenclatura de compostos inorgânicos;
Ligação química, propriedades e reatividade;
Aspetos quantitativos das reações químicas;
Reações ácido-base; equilíbrio químico e extensão das reações químicas;
Soluções e equilíbrio de solubilidade;
Sensores.
Componente prática:
1º Trabalho experimental: Preparação e padronização de soluções, no qual irão ser aplicados conceitos da preparação de soluções a partir de solutos sólidos, da diluição de soluções e das titulações ácido-base (seguimento da reação com uso de sensores potenciométricos e condutimétricos).
2º Trabalho experimental: Metais, cor de chamas e solubilidade de sais, no qual irão ser aplicados conceitos de espectros atómicos e testes de chama, e de soluções e equilíbrio de solubilidade. Observação de espectros com rede de difração (teste de chama e lâmpada de gases).
Metodologia de avaliação
Realização laboratorial e entrega dos relatórios dos trabalhos experimentais (em grupo) - 50%.
Entrega de trabalho escrito acerca de um tema a definir pelos formadores (individual) 50%.
Bibliografia
- Chang, R. (2013). Química. Lisboa: McGraw-Hill
- Treichel, P. e Kotz, J. (2018). Chemistry & Chemical Reactivity. London: Thomson Books
Método de Ensino
Aulas síncronas, onde serão abordados os assuntos teóricos (6h).
Aulas laboratoriais presenciais, onde serão realizados os trabalhos experimentais laboratoriais (6h).
Aulas assíncronas, de trabalho autónomo dos alunos (3h).
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável