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Matemática e Pensamento Computacional com Python

Ano Letivo: 2023/24

 


 

1 ECTS | 13 horas de contacto

Ensino presencial, com possibilidade de transmissão por videoconferência.

Candidaturas abertas.

A primeira edição deste curso está a decorrer.

A próxima edição está prevista para setembro de 2024.

Candidatura: 10,00€.

Propinas (a pagar após a admissão no curso):

  • Estudante Nacional: 16,00€
  • Estudante Internacional: 24,00€.

Para qualquer esclarecimento deve entrar em contato com o Balcão Único  - Student Point of Contact através do email balcaounico@ipt.pt ou pelo telefone 249328107

No caso do envio da documentação por mail (balcaounico@ipt.pt) ou via CTT (Estrada da Serra - Quinta do Contador, 2300-313 Tomar) , o pagamento pode ser feito por transferência bancária para:

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

O comprovativo de transferência com a indicação dos dados do aluno e com o nome de titular da conta titular deve ser enviado para balcaounico@ipt.pt ou anexado no formulário de Candidatura.

Esta formação está enquadrada no Consórcio Rede Politécnica A23 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regulamento de bolsas do Consórcio Rede Politécnica A23.

Nos últimos anos, em Portugal, as Aprendizagens Essenciais no ensino básico e secundário, têm sido alteradas no sentido da algoritmia e da programação surgirem explicitamente na matemática. Desta forma, um aluno à saída da Escolaridade Obrigatória tem a oportunidade de desenvolver o Pensamento Computacional e ter a experiência da programação.

Atualmente a linguagem de programação Python é aconselhada nos novos programas de Matemática do Ensino Secundário. Esta linguagem tem as características essenciais para desenvolver o pensamento computacional e é amplamente utilizada por não informáticos e informáticos na resolução de problemas académicos e quotidianos. É de realçar que esta linguagem é utilizada por algumas das máquinas de calcular recomendadas no Ensino Secundário.

Neste contexto, é fundamental que os professores desenvolvam competências nesta linguagem, facilitando a sua aprendizagem e utilização pelos alunos. Neste sentido, este curso procura dar resposta a esta necessidade de munir os professores, assim como  outros profissionais, de conhecimentos e competências relacionadas com o Pensamento Computacional em Matemática com recurso à Linguagem de programação Python.

        

ECTS: 1
Local de Funcionamento: Tomar (Em Consórcio: A23 - Rede Politécnica, mais informações em http://www.redepolitecnica.pt).

Objectivos

Desenvolver conhecimentos e competências sobre Pensamento Computacional na Matemática.

Utilizar a Linguagem de programação Python, numa perspetiva da aplicação operacional dos conceitos matemáticos. 

Preparar os participantes para desenvolver código que permita resolver problemas e executar tarefas de matemática.

Ano Letivo: 2023/24
Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
Anual
40481 Matemática e Pensamento Computacional com Phyton 1 Cristina Costa (2)
António Manso (2)
Manuela Fernandes (2)

1. Conceitos fundamentais da Programação em Python

1.1. Introdução

1.2.Variáveis e tipos básicos de dados

1.3.Expressões e operadores (aritméticos, lógicos e relacionais)

1.4.Instruções condicionais e cíclicas

1.5.Comandos break, continue e pass

1.6.Coleções de dados (listas, t-uplos e dicionários)

 

2. Funções e gráficos

2.1. Noções gerais

2.2. Funções e módulos

2.3. Importação de funções e módulos

2.4. Parâmetros

2.5. Criar janelas gráficas e representação de funções

 

3. Resolução de equações, sistemas de equações e inequações com Python

 

4. Trigonometria e Python

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Maria Cristina Oliveira da Costa

Maria Cristina Oliveira da Costa

Gabinete: B105
ext.: 2105
endereço de e-mail
Ano Letivo: 2023/24
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
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Lisboa 2020
Compete 2030
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