4.5 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 TP , Cód. 40511.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
O1. Ilustrar a prática artística e o património cultural, enquanto instrumentos de reflexão e de expressão, combinando de forma transdisciplinar os recursos artísticos, antropológicos e filosóficos.
O1.1. Potenciar análises de cariz holístico sobre práticas artísticas e sobre o património cultural recorrendo a ferramentas digitais em articulação com recursos científicos e artísticos.
O2. Formar no domínio da didática em contexto transdisciplinar.
O2.1. Promover ambientes de aprendizagem pessoal.
O2.2. Adotar abordagens integradoras e assentes em competências tendo em vista a otimização de metodologias de ensino para adultos.
Programa
CP1. Introdução a recursos digitais em arte, no domínio da museologia.
CP2. Debate transdisciplinar sobre práticas artísticas e valorização cognitiva do património.
CP3. Formação aplicada sobre instrumentos didáticos em artes e património para a reflexão e expressão em contexto transdisciplinar.
Metodologia de avaliação
Avaliação em regime contínuo:
- Contributos para sessões teorico-práticas: 40%
- Relatório final: 60%
Bibliografia
- , . (0). . Acedido em 6 de julho de 2022 em http://www.memoire-a-venir.org
- , . (0). . Acedido em 6 de julho de 2022 em https://humanitiesartsandsociety.org
- Creveaux, P. e Berriet, M. (2010). Du dessin au symbole: une grammaire pour l'humanité. : Editions Alternatives - Col. Écritures
- Giannini, T. e Bowen, J. (2019). Museums and Digital Culture: New Perspectives and Research. : Springer
Método de Ensino
Sessões de debate, interação com conteúdos expositivos digitais e co-construção de instrumentos transdisciplinares em sessões teorico-práticas.
Software utilizado nas aulas
Software open-source.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável