Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 92991.
Docente(s)
- João Pedro Dias Fontes da Costa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Explicar o papel do gestor enquanto gestor de pessoas;
Explicar a importância estratégica das pessoas enquanto vantagem competitiva;
Identificar as aplicações da gestão de comportamento individual e de equipas de trabalho nas organizações;
Identificar e caracterizar processos psicossociais.
Programa
I - Organizações
1.1. Natureza, âmbito e objetivos do CO
1.2. Teorias das organizações
1.3. Estruturas organizacionais
1.4. Cultura organizacional
II - Indivíduos nas Organizações
2.1. Características e Aptidões Individuais: processos cognitivos, processos emocionais e comportamentos
2.2. Motivação
2.3. Atitudes no trabalho
III - Grupos nas Organizações
3.1. Tipos e características dos grupos
3.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa
3.3. Trocas sociais
3.4. Liderança
3.5. Relacionamento interpessoal e conflitos
Metodologia de avaliação
I. Avaliação Contínua - Testes escritos e um trabalho de grupo:
a) Teste escrito ponderação de 50%;
b) Trabalho de grupo (3 elementos) ponderação de 35%;
c) Trabalhos realizados na aula ponderação de 15%;
A informação acerca da temática, estrutura/ forma dos trabalhos de grupo, será disponibilizada no moodle.
Para todos os momentos de avaliação é exigida uma nota mínima de oito valores. A média das três notas deverá perfazer um mínimo de dez valores.
Bibliografia
- Arnold, J. e Randall, R. (2010). Work Psychology: Understanding human behaviour in the workplace. London: Prentice Hall
- Carvalho Ferreira, J. e Neves, J. e Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora
- Charan, R. e Barton, D. (2020). HBR 10 Artigos Essenciais - Reinventar os RH. Lisboa: Actual Editora
- Rego, A. e Pina e Cunha, M. e Cabral-Cardoso, C. e Campos e Cunha, R. e Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH
Método de Ensino
Os conteúdos teóricos serão abordados com recursos a métodos expositivos. A componente teórico-prática envolverá a análise de estudo de casos e exercícios.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº229 de 06/11/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)