Publicação em Diário da República: Despacho n.º 14908/2014
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 22,50 T + 22,50 TP + 3,50 OT , Cód. 37467.
Docente(s)
- Luís Miguel Marques Ferreira (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Ministrar aos alunos os conhecimentos sobre problemas no âmbito da Mecânica da Fratura nomeadamente considerações a ter no projeto mecânico de componentes, órgãos e estruturas; desenvolvimento de capacidades de analisar critérios de dimensionamento tendo em conta causas de ruina.
Programa
Introdução:
Modos de falha. Controle da fractura.
Mecânica da Fractura Linear Elástica:
Critérios energéticos. Factor de intensidade de tensão: Estado de tensão plana: influência na fractura, conceito
de curva R. Ensaios, domínio de validade. Mecânica da Fractura Elasto-plástica.
Conceito de Integral J e CTOD. Curva empírica de projecto. Ensaios limitações e domínio de validade.
Fadiga:
Iniciação, propagação.Fadiga de elevado nº de ciclos. Fadiga Oligocíclica. Curvas SN. Efeito da tensão média.
Diagrama de Goodman. Regra de Palgrem-Miner. Factores com influência na fadiga. Métodos de melhoria do
comportamento à fadiga Lei de Paris.
Fluência:
Factores que influenciam o comportamento à Fluência. Previsão da vida em fluência. Parâmetro de Orr-Sherby-
Dorn. Parâmetro de Larsson-Miller. Ensaios de fluência acelerada.
Controle da Fractura. Diagrama de avaliação de falha, FAD. Fadiga
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (Frequência) e Avaliação Final (Exame e Recurso) - Os alunos serão avaliados na Unidade Curricular tendo em conta as seguintes componentes e ponderação:
1. Trabalho teórico-prático, com um peso de 60% (ES);
2. Apresentação e defesa do trabalho teórico-prático, com um peso de 40% (EF).
A classificação final (CF), em avaliação contínua (frequência) ou avaliaçåo final (exame ou recurso) é obtida através de CF=ES+EF, não existindo nota mínima para cada uma das componentes de avaliação.
Bibliografia
- Branco, C. (1985). MECÂNICA DOS MATERIAIS. : Fundação Calouste Gulbenkian
- Morozov, N. (2000). DYNAMICS OF FRACTURE. : Springer
- Wulpi, D. (1999). UNDERSTANDING HOW COMPONENTS FAIL. : ASM
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, onde se descreve e se exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais. Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
SolidWorks Simulation, Office (Word, Excel, PowerPoint, etc.).
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)