Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
10 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 90,0 TP + 6,0 OT + 4,0 O , Cód. 30818.
Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Not applicable
Objetivos
I. Saber interpretar as necessidades de determinada publicação, considerando valores éticos e sociais.
I.1 Conhecer e compreender os conceitos de design editorial aplicados à revista e jornais.
I.2 Conhecer projetos gráficos para diferentes publicações.
II. Adquirir capacidades de análise crítica na área do Design editorial.
II.1 Desenvolver criatividade aplicada em comunicação editorial.
II.2 Adquirir competências básicas de direção de arte.
II.3 Entender as especificidades envolvidas no redesign de publicações.
III. Adquirir capacidades conceptuais e competências técnicas e profissionais em design de edições periódicas.
III.1 Conceber projetos gráficos para diferentes publicações, do conceito à forma.
III.2 Conhecer os elementos da composição gráfica: formato, sistema de grelhas, tipografia, cor, fotografia, ilustração e infografia.
III.3 Coordenar os elementos gráficos de modo funcional, segundo regras de coerência formal, de legibilidade e de fluxos de leitura da página.
III.4 Utilizar de modo avançado o software de design editorial.
Programa
1. Introdução às edições periódicas
1.1 Evolução das edições periódicas.
1.2 Estrutura das edições dos jornais. Tipos de jornais
1.3 Estrutura das edições das revistas. Tipos de revistas
2. Conceito da publicação, estrutura editorial
3. Elementos do design editorial
3.1 Formato
3.2 Sistema de Grelhas
3.3 Tipografia
3.4 Cor
3.5 Fotografia
3.6 Ilustração e Infografia
4. Princípios e recursos de design e paginação: coerência, funcionalidade, hierarquização da informação
4.1 Composição (ritmo, simetria, intensidade), equilíbrio e linguagem
4.2 Tensões construtivas, relações de influência (proporção, movimento)
4.3 Tensões construtivas, relações de conformidade (repetição, contraste, harmonia, alternância, gradação)
5. Projeto gráfico
5.1 Tipos de paginação. Sistema modular
5.2 Normalização. Modelos.
5.3 Otimização do design em edições periódicas
6. Fundamentos de direção de arte
7. Processo de redesign
Metodologia de avaliação
Avaliação em frequência e em épocas de exame. Considera-se o mínimo de 2/3 de presença nas aulas lecionadas.
A classificação final resulta da seguinte ponderação: Exercício de paginação: 10%; Projeto de jornal: 45%; Projeto de revista: 35%; Participação ativa nas atividades letivas: 10%.
Em épocas de exame: entrega de todos os trabalhos desenvolvidos com apresentação e defesa oral dos projetos de jornal e de revista.
Bibliografia
- CALDWELL, C. e ZAPATERRA, Y. (2014). Editorial Design: Digital and Print.. London: Laurence King Publishing
- ERREA , J. (2017). Visual Journalism: Infographics from the World's Best Newsrooms and Designers.. Berlim: Gestalten Verlag
- FOGES, C. (2000). Design de Revistas. Lisboa: Destarte
- FRANCHI, F. (2013). Designing News. Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. Berlim: Gestalten Verlag
- GARCIA, M. (1987). Contemporary newspaper design. A strutural approach. New Jersey: Prentice-Hall
- GÄDE, R. (2002). Diseño de periódicos . Sistema y método. Barcelona: Gustave Gili
- HARROWER, T. (2013). The Newspaper Design Handbook. Boston: McGraw-Hill
- HELLER, S. (2003). Merz to Emigre. New York: Phaidon Press
- LESLIE, J. (2003). New Magazine Design. Barcelona: Laurence King Publishing
Método de Ensino
1. Aulas teóricas auxiliadas com projeção de demonstrações dos conteúdos programáticos;
2. Análise de diferentes publicações.
3. Desenvolvimento de exercícios de paginação.
4. Elaboração de dois projetos: design de jornal e de revista.
Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 18/2024 de 17/04
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)