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Ano Letivo: 2023/24

Design Editorial

Design de livro

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

8 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT + 4,0 O , Cód. 308129.

Docente(s)
- Tiago Filipe Navarro Frutuoso dos Santos Marques (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Pretende-se que os formandos sejam capazes de projetar uma solução de comunicação editorial eficaz (desenvolvimento de um Livro analógico completo), aproveitando os meios (suporte, tipografia, ilustração e imagem) e explorando as potencialidades da paginação e composição iconográfica ou de ilustração de uma forma consistente adaptada a uma linha editorial;
Incutir nos mestrandos o rigor técnico (maquetas), cumprimento de prazos e de trabalho de equipa que um projeto desta natureza exige;
Entender e consciencializar os estudantes sobre a importância da identidade, coerência gráfica e das implicações económicas, de mercado e técnicas inerentes ao objeto de estudo.

Programa
1. Contextualização histórica sobre o livro, escrita e tipos de letra.
2. Anatomia do livro: nomenclaturas.
3. PROJECTO SEMESTRAL: O LIVRO. O meu livro de cabeceira.
3.1. Estrutura do livro (obra, conceito, características funcionais);
3.2. Estrutura da arquitetura gráfica do livro;
3.3. Estudo editorial e gráfico como resposta ao projeto definido;
3.4. Desenho do projeto: capa; contracapa, lombada, objeto; retórica visual; tipo de materiais e encadernação; paleta cromática; estilos tipográficos; recorrências gráficas vs obra; resolução de questões técnicas (aproveitamento de papel, número de páginas e cadernos, tipo de papel: textura, cor e gramagem; peso e tipo de leitura/uso do objeto final, Lombada, capa e guardas);
3.5. Desenho do miolo e resolução das questões técnicas: Elementos estruturais do projeto gráfico (ritmo de leitura, linha e entrelinha, modelos abertos de página, grelha(s) da(s) página(s), cabeça e pé de página, colunas, margens interiores e exteriores, goteiras, títulos, subtítulos, legendas, numeração(ões), páginas especiais de abertura e fecho);
3.6. Otimização tipográfica.
4. Ilustração e infografia.
5. Pugnar pela inclusividade no acesso à informação e educação.
6. Ter em consideração as questões relacionadas com a economia do mercado do livro em articulação com o crescimento económico inclusivo e sustentável, pugnando pela integração no processo de projeto de princípios de produção e consumo sustentáveis.

Metodologia de avaliação
A avaliação de um projeto desta natureza é contínua. Valorizar-se-á o desenvolvimento e capacidade de execução técnica, bem como o cumprimento de prazos. Devem ter em consideração que é da responsabilidade do designer desenvolver propostas inclusivas, intuitivas e apelativas, dentro do universo editorial, tendo sempre em conta toda a metodologia e análise prévia para uma solução eficaz.
Procurar-se-á estimular a experimentação e a tentativa e erro num acompanhamento individualizado.
Em termos quantitativos, a avaliação projetual será distribuída pelo acompanhamento e evolução do trabalho (20%), a capacidade de síntese de ideias/conceito (40%) e pela técnica/estrutura gráfica - elementos (40%), numa classificação de aprovação variável entre 10 e 20 valores.

Exames
O exame desdobrar-se-á pelo desenvolvimento do projeto do Livro semestral (60%), apresentação (20%) e resultado do acabamento final (20%).

Bibliografia
- Bringhurst , R. (2013). The Elements of Typographic Style. Vancouver : Hartley & Marks
- Caldwell, Zappaterra, C. (2014). Diseño editorial Periódicos y revistas / Medios impresos y digitales. Madrid: GG
- Drucker, J. (2009). Graphic Design History, a Critical Guide . New Jersey: Pearson Education
- Fletcher, A. (2001). The Art of Looking Sideways . London: Phaidon
- Hochuli, Kinross , J. (1996). Designing Books: Practice and Theory. London: Hyphen Press
- Johnson, M. (2002). Problem Solved. London : Phaidon
- Müller-Brockmann, J. (1982). Sistemas de retículas. Barcelona: Gustavo Gili
- Samara, T. (2007). Grid. Construção e Desconstrução. (Vol. 1.ª). São Paulo: Cosac & Naify

Método de Ensino
Situado num contexto académico profissionalizante, o trabalho far-se-á com recurso a um exercício típico da profissão, apoiado por aulas teórico-práticas. Procurar-se-á estimular a experimentação e a tentativa-erro num acompanhamento individualizado.

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign
Adobe Illustrator
Adobe Photoshop

ou

Affinity Publisher
Affinity Designer

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 11/2023 de 13/12

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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