Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O , Cód. 30812.
Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Ter uma visão abrangente dos significados da tipografia;
1.1 Conhecer as regras básicas de composição manual e executar projeto.
1.2 Conhecer diferentes tecnologias e fundamentos da composição mecânica.
2. Conhecer a riqueza e variedade da tipografia;
2.1 Conhecer aspectos históricos e artísticos da tipografia.
3. Entender a tipografia como aspecto essencial do design;
3.1 Compreender as suas funções práticas e simbólicas.
4. Saber fazer seleção fundamentada e uma boa utilização dos tipos;
4.1 Conhecer e executar composição de texto adequadamente.
4.2 Saber conjugar diferentes tipos de letra.
5. Conhecer a anatomia e as nomenclaturas dos tipos e da composição de texto
6. Criar tipos de tipos de letras digitais
6.1 Conhecer as tecnologias digitais de design de tipos.
6.2 Saber os princípios básicos do desenho de tipos.
Programa
1. Tipografia e relação com a sua época
1.1 Composição manual, Composição mecânica
1.2 Classificações tipográficas, Anatomia dos tipos
2. Funções da tipografia
2.1 Expressão tipográfica
2.2 Mecanismo da leitura e legibilidade
2.3 Regras de composição de texto
2.4 Kerning, tracking, hifenização, justificação.
3. Desenho de tipos de letras digitais
3.1 Desenho manual
3.2. Software de desenho de tipos de letra
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Avaliação por Frequência consiste na apresentação dos projetos seguintes e respetiva ponderação:
PROJETOS (P)
1. Cartão pessoal com memória descritiva (25%)
2. Capa tipográfica com memória descritiva (30%)
3. Design de tipo de letra e Poster científico sobre o tipo de letra criado. (45%)
A nota é média ponderada dos valores obtidos, considerando o mínimo de 10 valores.
Dispensa de exame: média ponderada igual ou superior a 10 (dez) valores.
Serão excluídos da avaliação contínua e de exame, os alunos que não tenham assiduidade a pelo menos dois terços das aulas.
Avaliação por Exame
Serão admitidos a exame os alunos com assiduidade igual ou superior a 2/3 (dois terços) das aulas. Devem apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o semestre, cuja ponderação se mantém, mas agora com um peso para a nota final de 80% (P) aos quais se somam 20% correspondentes à apresentação e à defesa dos projetos.
Aprovação: nota final igual ou superior a 10 (dez) valores, obtida pela média ponderada indicada anteriormente.
Bibliografia
- Baines, P. e Haslam, A. (2002). Type and Typography. Londres: Laurence King Publishing
- Binns, B. (1989). Better Type. (Vol. 1). New York: Roundtable Press Book
- Blackwell, L. (1993). La tipografía del siglo XX. (Vol. 1). Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- Bringhurst, R. (1997). The Elements of Typographic Style. Vancouver: Hartley & Marks
- Cheng, K. (2006). Designing Type. Londres: Laurence King Publishing
- Henestrosa, C. e Meseguer, L. e Scaglione, J. (2012). Como criar tipos: do esboço à tela. Brasil: Estereográfica
Método de Ensino
1. Aulas expositivas e demonstrativas com apoio audiovisual;
2. Desenvolvimento de exercícios práticos em oficina tipográfica, manual e em computador;
3. Realização de projetos acompanhados pelo professor.
Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator, Indesign, FontLab
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 11/2023 de 13/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)