Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
5.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 338048.
Docente(s)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
O1. Planear o estudo material de um bem cultural
O2. Seleccionar as estratégias e os métodos de exame e análise mais adequados para a resolução de um problema
O3. Usar a literatura analítica
O4. Tratar os dados proporcionados pelos métodos de exame e análise
O5. Interpretar os resultados analíticos
O6. Apresentar o estudo material de bens culturais
Programa
C1. Introdução: Estudo laboratorial dos bens culturais
a. Enquadramento e possibilidades
b. A literatura
c. Formas de apresentação
C2. Análise química
a. Vocabulário e princípios da análise química
b. Amostragem
c. Análise por fluorescência de raios X
d. Análise por microscopia electrónica de varrimento com espectroscopia de raios X
e. Análise por espectroscopia de infravermelho
C3. Caracterização das obras
a. Estado de conservação
b. Técnicas de produção
c. Datação
d. Autoria
e. Proveniência
C4. Comportamento dos materiais
a. Teste de materiais
b. Avaliação dos tratamentos
c. Mecanismos de alteração
Metodologia de avaliação
As aulas teórico-práticas são de presença obrigatória, ficando excluído da avaliação quem exceder o número de faltas permitido pelo regulamento académico.
A avaliação é feita através de trabalhos escritos realizados ao longo do semestre (frequência) ou de um trabalho escrito final entregue nos períodos de exame. Fica dispensado de exame quem tiver média de frequência igual ou superior a 10 valores. O trabalho a entregar na época de exame é um estudo feito com base em resultados próprios (obtidos noutra UC) ou uma apreciação crítica da parte analítica de um relatório de estágio ou de uma dissertação disponíveis publicamente. Tem aprovação quem obtiver nota mínima de 10 valores.
Bibliografia
- Artioli, G. (2010). Scientific Methods and Cultural Heritage. An Introduction to the Application of Materials Science to Archaeometry and Conservation Science. Oxford: Oxford University Press
- Craddock, P. (2009). Scientific Investigation of Copies, Fakes and Forgeries. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Doménech Carbó, M. (2018). Análisis Químico y Examen Científico de Patrimonio Cultural. Madrid: Editorial Síntesis
- Henderson, J. (2000). The Science and Archaeology of Materials. An investigation of inorganic materials. London - New York: Routledge
- Madariaga, J. (2021). Analytical Strategies for Cultural Heritage Materials and their Degradation. Cambridge: The Royal Society of Chemistry
- Malainey, M. (2011). A Consumer's Guide to Archaeological Science. New York: Springer
- Pinna, D. e Galeotti, M. e Mazzeo, R. (2009). Scientific Examination for the Investigation of Paintings. A Handbook for Conservator-restorers. Firenze: Centro Di
- Stuart, B. (2007). Analytical Techniques in Materials Conservation. Chichester: John Wiley & Sons
Método de Ensino
M1. Aulas expositivas
M2. Discussão de casos
M3. Tratamento e interpretação de resultados experimentais
Software utilizado nas aulas
ADMCA
Spectragryph
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)