Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8060/2020 - 19/08/2020
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP , Cód. 314115.
Docente(s)
- Paula Alexandra Lourenço dos Santos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1 Aprofundar a compreensão teórica e prática sobre o Facility Management;
2 - Conhecer os aspectos mais relevantes sobre as fases do desenvolvimento de processos de Facility Management;
3 Aplicar as principais técnicas de análise e avaliação de serviços;
4 - Compreender o papel do Facility Manager no contexto da empresa;
5 Identificar as melhores práticas na gestão de edifícios e patrimónios;
6 - Adaptar e utilizar o Facility Management nas técnicas de gestão aplicadas noutros mercados; 7 - Conhecer as normas europeias em vigor para o Facility Management;
8 - Desenvolver um plano de Facility Management.
Programa
1- Conceitos de Facility Management e Gestão de Património Porquê o FM ? Como surge e que vantagens introduz no mercado
A gestão da informação e o reporting nos diferentes níveis de responsabilidade A contratação com base em indicadores de serviço e desempenho
2 - Gestão Integrada de Património e Serviços
Contratação de serviços controlo e avaliação de prestadores Contratação de serviços com base em modelos de retribuição variável
Gestão integrada de serviços com base em processos, objectivos e indicadores Automação de processos e acesso a informação actualizada, on-line, just-in-time Gestão de espaços planeamento, design e racionalização do uso Gestão de projectos e obras Programação, execução e acompanhamento
3 - Operações e Manutenção Avaliação de requisitos
Gerir / Supervisionar operações e manutenção de edifícios, sistemas equipamentos Gerir / Supervisionar serviços ao utilizador
Seleccionar os melhores recursos para a prestação de serviços
Metodologia de avaliação
Bibliografia
Método de Ensino
Software utilizado nas aulas