Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82077.
Docente(s)
            - Sérgio Paulo Leal Nunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          1. Compreensão dos conceitos da teoria económica aplicados ao turismo, do funcionamento da indústria turística e da
problemática turística na perspetiva económica.
2. Adquirir capacidade de análise dos indicadores da economia do turismo e das questões do turismo na economia nacional.
3. Desenvolver uma visão económica do turismo nas ópticas da procura e da oferta e do funcionamento do mercado turístico.
Programa
          1.	Introdução
1.1.	O que é a economia: perspectivas e objecto
1.2.	O problema da escassez e os bens económicos
1.3.	A interdisciplinaridade da economia
1.4.	Notas sobre técnicas de análise económica
2.	Procura, oferta e as elasticidades
2.1.	Análise gráfica da procura e da oferta
2.2.	Teoria elementar da procura
2.3.	Teoria elementar da oferta
2.4.	Teoria elementar dos preços 
2.5.	A elasticidade: conceito, a representação gráfica e a análise numérica
2.6.	A elasticidade da procura
2.7.	A elasticidade da oferta
2.8.	A elasticidade cruzada
2.9.	A elasticidade e a receita total 
3.	A produção e os custos
3.1.	Factores e função de produção
3.2.	A estrutura e a função de custos
4.	Estruturas de mercado
4.1.	Concorrência perfeita
4.2.	Monopólio
5.	Economia do Turismo: Alguns conceitos introdutórios
5.1.	Conceitos e ópticas
5.2.	Indústria turística, sector de actividade económica e actividade complementares
5.3.	Âmbito da economia do turismo
5.4.	A natureza territorial do turismo
5.5.	O turismo como singularidade territorial: implicações para a economia do turismo
6.	Motivações turísticas e procura
6.1.	Motivações turísticas
6.2.	Formação da Procura
7.	Motivações turísticas e oferta
7.1.	Motivações turísticas
7.2.	Formação da Oferta
7.3.	Produtos e destinos turísticos
7.4.	Função da produção turística
7.5.	Mercado turístico
8.	Impactes do turismo
8.1.	Impactes económicos
8.2.	Impactes sociais e culturais
8.3.	Impactes ambientais
Metodologia de avaliação
          Aulas teóricas, práticas e reflexão e discussão perante temas chave da actualidade, com particular incidência no turismo e nas
suas múltiplas interdependências.
A avaliação tomará a forma de um portfólio de avaliação condicionada.
O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, integração em projectos de
investigação aplicada, etc., até 50% da sua nota final, fazendo uma proposta de investigação e discutindo a sua aprovação.
A ponderação de cada momento de avaliação é decidida pelo aluno, devidamente orientado pelo docente.
O objectivo é o de que o aluno tome uma parte activa e responsável na sua avaliação, dentro de um limite considerado
científica e pedagogicamente razoável.
A avaliação terá as seguintes componentes:
- A classificação obtida na frequência: (50-100% da cotação global);
A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente: (0%-50%) da cotação global).
Bibliografia
          - Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. Lisboa:  Lidel
- Frank, R.  e Bernanke, B. (2003). Princípios de Economia. Lisboa:  McGraw-Hill
- Matias, A. (2007). Economia do Turismo. Lisboa:  Instituto Piaget
- Recursos Perfeitos, Turismo e Singularidades Territoriais: Contributos para o Desenvolvimento de uma Linha de Turismo Científico na Golegã.(2019, 0 de ---).  Revista Portuguesa de Estudos Regionais, pp. 27-47.
Método de Ensino
          Aulas teóricas, práticas e reflexão e discussão perante temas chave da actualidade, com particular incidência no turismo e nas
suas múltiplas interdependências.
A avaliação tomará a forma de um portfólio de avaliação condicionada.
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















