Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820737.
Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica.
Objetivos
Os estudantes devem:
a)Entender a importância do património mundial/património da humanidade classificado pela UNESCO no contexto do turismo cultural;
b)Identificar e caraterizar os bens portugueses Património Mundial;
c)Reconhecer a diversidade cultural e social no contexto da atividade turística
Programa
1. Património Mundial/Património da Humanidade. Levantamento, identificação e caraterização. 1.1.Lugares Património Mundial do Centro
2. Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural
3. A classificação do Património Mundial e o seu no desenvolvimento dos destinos turísticos
4. Diversidade Cultural, Diálogo e Desenvolvimento. Estudos de Caso.
4.1. Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural
5. Diversidade cultural e media no contexto europeu
5.1. Observatório da Diversidade Cultural (ODC)
6. Simulação de casos
Metodologia de avaliação
Critérios de Avaliação:
Avaliação contínua.
Trabalho Temático Prático (100%)= TPp1 (50%) + TPp2 (50%)
Os estudantes, obrigatoriamente tem de:
1) obter classificação igual ou superior a 8 valores no TPp1 e no TPp2;
2) entregar o TPF=TPp1+TP2 na data calendarizada pela Docente, sendo que a classificação do TPF não pode ser inferior a 08 valores.
3) apresentar em formato oral o TPF (TPp1+TPp2). Caso não se verifique o TPF=90%.
Nota: A classificação final do estudante ao TPF (TPp1+TPp2), matem-se em todos os momentos de avaliação.
Bibliografia
- Cabré, , Y. (2018). The Management of Religious, Ethnic and Cultural Diversity in Europe in the 21st Century: The Variety of National Approaches. (Vol. 1). London: Edwin Mellen Press.
- L. , B. (2005). Diversidade cultural: globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas. . (Vol. 1). Lisboa: Editora Senac
- Makuvaza, , S. (2017). Aspects of Management Planning for Cultural World Heritage Sites. (Vol. 1). London: SAGE: Approaches and Practices Springer.
- Silberman, , N. (2016). Desafios para o Património Mundial. (Vol. 1). São Paulo: Paco Editorial.
Método de Ensino
As aulas teóricas servirão para lecionar conteúdos concetuais que permitam, nas aulas teórico-práticas, facilitar a realização da aplicação prática, através da elaboração e realização de simulações no contexto da diversidade criativa e cultural.
Software utilizado nas aulas
Moodle
Zoom
Microsoft Teams
Microsoft Forms
Microsoft Sway
Publisher
Google Maps
Google Play
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)