Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820736.
Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (1)(2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Para a elaboração de um plano de marketing, o discente deve apreender a identificação a oferta e procura, estabelecer os objetivos gerais e específicos, a curto e longo prazo, bem como avaliar o contexto envolvente, determinando o posicionamento, segmentação e o compósito de marketing. Na operacionalização do compósito de marketing, é essencial a conceptualização do produto, a definição das políticas de preço e distribuição, e a construção das bases para a promoção de um produto turístico. Ao desenvolver uma campanha promocional, o estudante deve identificar as mensagens, canais e público-alvo. Será desafiado a alinhar-se com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 - Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.
Programa
1. Conceitos Fundamentais de Marketing
1.1. Evolução Histórica do Marketing
1.2. Conceitos, natureza e funções do Marketing
1.3. O papel do Marketing nos produtos turísticos: promoção, branding, experiência do cliente
2. Análise das Envolventes do Marketing
2.1. Microambiente
2.2. Macroambiente
3. Comportamento do Consumidor e Decisão de Compra
3.1. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor
3.2. Processo de decisão de compra
4. Canais de Distribuição
5. Estratégia, Inovação e Segmentação em Marketing
5.1. Tendências Internacionais da atividade turística
5.2. Métodos e critérios de segmentação de mercado
5.3. O impacto das novas tecnologias no Marketing
5.4. Influência das redes sociais e estratégias de conteúdo digital
6. Elaboração de um Plano de Marketing Turístico
6.1. Fases do plano de marketing (diagnóstico, análise SWOT, objetivos, Estratégia, Marketing-Mix, controlo e atualização)
6.2. Casos de estudo e práticas de sucesso em estratégias de marketing
Metodologia de avaliação
Avaliação de Frequência
Teste individual de avaliação de conhecimentos - 60%
(No teste escrito de avaliação, o aluno terá de obter uma nota mínima de 8 valores)
Trabalho prático de grupo da Unidade curricular 40%
(Nota mínima de 10 valores - Apresentação e discussão obrigatória para todos os elementos que integram o grupo.)
Avaliação por Exame
Exame escrito 100%.
Bibliografia
- Campón-Cerro, A. e Hernández-Mogollón, J. e Folgado-Fernández, J. (2019). Best Practices in Hospitality and Tourism Marketing and Management: A Quality of Life Perspective. (Vol. 1). (pp. ---). Springer Nature, Springer: Cham, Switzerland
- Dionísio, P. (2018). Mercator XXI - 25 anos, O marketing na era digital. (Vol. 1). (pp. ---). Publicação Dom Quixote: Lisboa
- Kotler, P. e Bowen, J. e Makens, J. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism. (Vol. 1). (pp. ---). 7th, Global Edition: New York
- Rita, P. e Antunes, J. (2014). A importância do marketing no desenvolvimento de destinos e produtos turísticos. (Vol. 1). (pp. ---). I, Escolar: Lisboa
Método de Ensino
A uc será lecionada com aulas teóricas e teórico-práticas. As teóricas fornecerão as bases conceptuais e teóricas, dando suporte aos conteúdos práticos. As teórico-prática operacionalizarão a elaboração e discussão de marketing e planos promocionais.
Software utilizado nas aulas
Power Point
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº208 de 24/10/2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)