Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82073.
Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
O principal objetivo da presente unidade curricular é dotar os alunos de competências tecnico-científicas, que lhes permitam compreender os principais conceitos e definições basilares do fenómeno turístico; Pretende-se promover e desenvolver um espírito e capacidade críticos, especialmente, na identificação de boas e más práticas do setor ligadas à (in)sustentabilidade; Munir os alunos de competências e ferramentas para procurar soluções e respostas aos problemas abordados em sala de aula, onde serão apresentados casos práticos acerca da relação entre os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e o turismo, através de estudos de caso da atividade turística nacionais e internacionais.
Programa
1. Turismo: conceitos e fundamentos
1.1. Natureza do Turismo
1.2. Conceito de Turista e Turismo
2. Turismo no antropoceno: evolução histórica
2.1. As épocas do turismo:
2.1.1. Idade clássica
2.1.2. Idade moderna
2.1.3. Idade contemporânea
3. Caráter interdisciplinar do turismo
3.1 Perspetivas do turismo
3.1.1. Sistema turístico: interdisciplinaridade; multidisciplinaridade e transdisciplinaridade
3.2. Oferta e Procura turística
3.2.1. Formatação de produtos turísticos
3.3. Trade Turístico
4. Formas e tipos de turismo
5. Enquadramento teórico-conceptual da sustentabilidade
5.1. Evolução e problemática do conceito de sustentabilidade
5.2. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
5.3. Dimensões da (in)Sustentabilidade:
5.3.1. Empresas
5.3.2. Políticas
5.3.3. Sociedade
6. Relação: turismo - sustentabilidade
7. Principais impactes gerados pelo fenómeno turístico
7.1. Estudos de caso:
7.1.1. Identificação de problemáticas na atividade turística
7.1.2. Estudo e análise de boas práticas
Metodologia de avaliação
O aluno será avaliado continuamente consoante a sua participação ativa(PA), a sua pontualidade(P) e a sua assíduidade(A) ao longo das aulas. Esporádicamente, e contribuindo para esta avaliação contínua, serão apresentados e debatidos alguns trabalhos académicos, solicitando aos alunos que realizem a respetiva ficha de trabalho(FT). Finalmente, os alunos deverão realizar e apresentar um trabalho de pesquisa(TP) desenvolvido ao longo das aulas, onde se demonstre e evidencie as competências e conhecimentos adquiridos.
A classificação final(CF) é assim obtida através da seguinte fórmula: CF= (PA x 10%)+(P x 5%) + (A x 5%) + (FT x 40%)+(TP x 40%)
Bibliografia
- Bernardo, E. e , . (2013). Uma introdução ao Turismo - conceitos, classificações e tipologias. ISCTE: CIES-IUL
- Buhalis, D. (2022). Encyclopedia of Tourism Management and Marketing. (Vol. 1º). Online: Edward Elgar Publishing.
- Cunha, L. e Abrantes, A. (2019). Introdução ao Turismo. (Vol. 6º). Lisboa: LIDEL
Método de Ensino
Aulas expositivas para enquadramento teórico-conceptual. Aulas teórico-práticas destinadas à criação, avaliação de estudos de caso, leitura de artigos científicos e discussão da realidade apresentada bem como a avaliação de exemplos.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Office; Microsoft Teams; Zoom; Mendeley.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº208 de 24/10/2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)