Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 14,0 PL + 14,0 OT , Cód. 820728.
Docente(s)
- Sónia Carla Fidalgo Pais (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam identificar os vários departamentos operacionais, operações diárias e tendências de gestão dos empreendimentos turísticos, assim como o mercado e os vários canais de distribuição.
Programa
1. Conceitos e enquadramento
1.1 O fenómeno turístico
1.2 Organização dos serviços públicos do turismo
1.3 RNT Registo Nacional do Turismo
1.3.1 RNET
1.3.2 RNAL
1.4 Tipologias de Empreendimentos Turísticos
1.5 O AL - Alojamento Local
2. Liderança e gestão de Recursos Humanos
2.1 Funções e perfis profissionais
2.2 Estrutura organizacional
2.3 Tipos de liderança
2.4 Motivação e produtividade
3. Tendências da gestão hoteleira
3.1 Personalização da experiência
3.2 Nova funcionalidade de espaços
3.3 O poder das tecnologias
3.4 Novos produtos da hotelaria
4. Gestão de alojamento
4.1 Gestão de front office
4.2 Gestão de back office
4.3 Gestão de reservas
4.4 Gestão de andares
4.5 Gestão de F&B
5. Segurança e acessibilidade
5.1 A segurança no turismo e na hotelaria
5.2 Procedimentos relativos a pessoas e bens
6. Gestão do produto
6.1 A política de preços
6.2 A política de distribuição
6.3 A política de comunicação
7. Ferramentas de gestão hoteleira
7.1 PMS - Property Management System
7.2 Channel Manager - gestor de canais
7.3 Revenue Management System
7.4 Indicadores e taxas
Metodologia de avaliação
A avaliação de conhecimentos consistirá na realização de um trabalho de grupo, assim como de um teste final de avaliação individual. O trabalho consistirá na apresentação em aula de conteúdos do programa da UC, previamente estudados, e contribuirá para 25% do resultado final. O teste final contribuirá para 60% da avaliação final, e os restantes 15% serão avaliados em função da assiduidade e participação ativa e construtiva na discussão lançada nas aulas.
Bibliografia
- Abranja, N. e Almeida, M. e Elias Almeida, A. e , . (2020). Gestão Hoteleira, o produto, o serviço e as técnicas. Lisboa: Lidel edições Lda
- Abranja, N. e Almeida, M. e Elias Almeida, A. (2019). Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping, . Lisboa: Lidel edições Lda
- Rodrigues, C. e , . e , . (2012). Introdução à gestão hoteleira. Lisboa: Lidel edições Lda
- Sousa, T. e Costa, R. e , . (2015). Gestão Comercial Hoteleira. Lisboa: Lidel edições Lda
Método de Ensino
As aulas basear-se-ão na exposição e discussão dos conteúdos do programa e na apresentação de casos práticos, assim como de ferramentas reais de gestão hoteleira. Os alunos serão parte ativa na exposição dos conteúdos programáticos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)