IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Turismo e Gestão do Património Cultural

Francês I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820711.

Docente(s)
- Carla Sofia Catarino Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Nível A1 de francês.

Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral. Do mesmo modo devem dominar um discurso específico na área do turismo, da hotelaria e da restauração.
Os alunos deverão dominar o vocabulário relativo às várias temáticas estudadas. Os alunos deverão, igualmente, dominar a ortografia e a pronúncia em língua estrangeira, de acordo com o nível da língua estudado.

Programa
1.Contactos pessoais, sociais e profissionais:
1.1. Contacto com o cliente em diferentes situações profissionais.
2.Rotinas profissionais:
2.1. Acolhimento;
2.2. Encaminhamento;
2.3. Equipamentos;
2.4. Serviços.
3.Viagens e deslocações:
3.1. Documentação;
3.2. Meios de transporte;
3.3. Locais de embarque.
4.Locais de interesse turístico:
4.1. Monumentos;
4.2. Atrações turísticas;
4.3. Espaços de convívio.
5.Gestão do lazer e animação turística:
5.1. Em empreendimentos turísticos;
5.2. Em empresas de natureza e aventura;
5.3. Em centros culturais.
6.Estruturas gramaticais – em conformidade com os conteúdos programáticos.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (para se enquadrarem na avaliação contínua, os alunos deverão participar
em 70% das aulas):
Participação ativa na sala de aula; realização de exercícios e fichas de trabalho: 10%
Provas intermédias: 20%
Frequência: 50% (mínimo de admissão: 8,5 valores)
Prova oral: 20% (nota mínima de admissão: 7,5 valores)

Avaliação periódica (alunos trabalhadores-estudantes ou abrangidos por outros estatutos legais):
Um teste escrito realizado no final do semestre em sala de aula – 50% (mínimo de admissão: 9,5 valores)
Um teste oral – 50% (mínimo de admissão: 7,5 valores)

Serão admitidos a exame os alunos que não obtenham uma classificação mínima de 9,5 valores nos itens referidos como elementos de avaliação contínua, todos de caráter obrigatório.

Avaliação por exame (época normal, recurso, época especial) e Melhoria:
Exame escrito: 50% (classificação mínima 9,5 valores)
Exame oral: 50% (classificação mínima 7,5 valores)

Bibliografia
- Dussac, E. (2017). Bon Voyage. Paris: Clé International
- A, M. (2016). Apprends et révise la grammaire. Gramática prática do Francês. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
- AAVV, A. (2015). Bescherelle . (Vol. 1, 2 et 3). Paris: HATIER
- Corbeau, S. e Dubois, C. e Penfornis, J. e Semichon, L. (2013). Hôtellerie-restauration.com. Paris: CLE International
- Dubois, C. e Penfornis, J. e Corbeau, S. (2013). Tourisme.com. Paris: CLE International

Método de Ensino
Participação ativa na sala de aula: realização de exercícios e fichas de trabalho; apresentações orais.
Provas intermédias.
Frequência.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado