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Ano Letivo: 2023/24

Informática e Tecnologias Multimédia

Computação Gráfica

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9184/2020 - 25/09/2020

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814316.

Docente(s)
- João Manuel Mourão Patrício (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável.

Objetivos
Ao concluir com sucesso a UC o aluno deve:
1. Ser capaz de entender a relação entre Matemática e Computação Gráfica.
2. Dominar os conceitos de representação computacional de objetos (retas, curvas, planos, superfícies, etc) no plano e no espaço.
3. Entender as noções matemáticas por detrás de operações com as translações, rotações e homotetias, no plano e no espaço.
4. Conseguir criar implementações computacionais simples em OpenGL destes conceitos.

Programa
1. Matrizes: Conceitos e Operações
2. Geometria: Pontos e vetores; Coordenadas homogéneas
Transformações geométricas
3. Parametrização de funções no plano
4. Projeções e Visualização 3D: Sistema de Câmara; Sistema de Visualização; Projeções (paralela e perspectiva)
5. Modelação: Modelação Geométrica; Curvas e superfícies
6. Iluminação e Sombreamento: Fontes de luz; Modelo de iluminação local; Sombreamento
7. Texturização

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
- Teste escrito, com um peso de 40% da classificação final.
- Um projeto de aplicação, realizado individualmente ou em grupo, ao longo do semestre, com um peso de 60% da classificação final.
O aluno obtém aprovação à UC, estando dispensado de exame, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12 do Artigo 11º do Regulamento Académico do IPT, se obedecer cumulativamente às seguintes condições:
1. Média ponderada das duas componentes (com a ponderação acima indicada) igual ou superior a 10 (em 20), arredondada à unidade;
2. Cotação não inferior a 6 (em 20) em cada uma das duas componentes.

Avaliação por Exame (Normal e/ou Recurso):
- Teste escrito, com um peso de 40% da classificação final.
- Trabalho prático final, a que corresponde um peso de 60% da classificação final. Este trabalho prático poderá corresponder ao projeto apresentado em avaliação por frequência, caso exista, por grupo a que o aluno pertença.
A nota da avaliação por exame é obtida por ponderação das duas componentes acima, com os pesos indicados.

Bibliografia
- Baker, M. e Hearn, D. e Carithers, W. (2011). Computer Graphics with OpenGL . USA: Pearson
- Lengyel, E. (2011). Mathematics for 3D Game Programming and Computer Graphics. (Vol. 1). (pp. 1-576). USA: Cengage Learning PTR
- Sklar, D. e Feiner, S. e Akeley, K. (2013). Computer Graphics: Principles and Practice . (Vol. 1). (pp. 1-1264). USA: Addison-Wesley Professional
- Vince, J. (2017). Mathematics for Computer Graphics. USA: Springer

Método de Ensino
Estão previstas 28 aulas, de tipologias TP e PL, a que correspondem 56 horas de contacto.
Nas aulas TP são expostos os temas e resolvidos exemplos de aplicação. Nas aulas PL são realizados projetos de implementação e desenvolvimento.

Software utilizado nas aulas
Plataforma Teams, ferramentas de desenvolvimento (compiladores, livrarias OpenGL e outras) gratuitas para Windows, Linux ou Mac OS. Os modelos expostos nas aulas serão programados em Python com recurso às bibliotecas pyOpenGL, pygames, entre outras.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 198 - 27/03/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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