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Ano Letivo: 2023/24

Informática e Tecnologias Multimédia

Programação Orientada por Objetos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9184/2020 - 25/09/2020

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 42,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814312.

Docente(s)
- Fernando Sérgio Hortas Rodrigues (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Considera-se importante que os alunos tenham conhecimentos de programação estruturada e algoritmia básica.

Objetivos
1. Adquirir conhecimentos sobre o paradigma da orientação por objetos, tais como abstração, encapsulamento, hereditariedade e polimorfismo.
2. Adquirir conhecimentos sobre a linguagem de programação C# e da Framework dotNet.
3. Adquirir conhecimentos sobre métodos de persistência de dados, através da utilização de frameworks para acesso a bases de dados.

Programa
1. Conceitos gerais
1.1. Introdução à .NET
1.2. Exploração do ambiente de trabalho Visual Studio .NET
1.3. Criação de um Projeto de uma Aplicação Windows

2. Fundamentos da linguagem C#
2.1. Perceber os fundamentos da linguagem C#
2.2. Os vários tipos predefinidos do C#
2.3. Variáveis, Constantes e Enumerados
2.4. Arrays unidimensionais, multidimensionais e Jagged Arrays
2.5. Conversões implícitas e explícitas
2.6. Expressões e Operadores
2.7. Instruções Condicionais
2.8. Instruções Iterativas

3. Criar Objetos em C#
3.1. Value Types e Reference Types
3.2. Boxing e Unboxing
3.3. Classes e Objetos
3.3.1. Sintaxe e Semântica
3.3.2. Definição de Classes
3.3.3. Criação e Inicialização de Objetos
3.4. Namespaces
3.5. Access Modifiers (Scope)
3.6. Métodos
3.6.1. Sintaxe e Semântica
3.6.2. Parâmetros, variáveis locais e scope
3.6.3. Passagem de parâmetros por valor e por referência
3.6.4. Overloading
3.7. Construtores
3.7.1. Sintaxe e Semântica
3.7.2. Overload de Construtores
3.7.3. Inicialização de Construtores
3.8. Inicialização de Classes
3.9. Variáveis readonly
3.10. Membros de Classe Estáticos

4. Técnicas de Programação Orientadas a Objetos em C#
4.1. Programação Estruturada vs. Orientada por Objetos
4.2. Encapsulamento
4.3. Propriedades e Propriedades Automáticas
4.4. Hereditariedade
4.4.1. Classes Derivadas
4.4.2. Acesso a Construtores da Classe Base
4.4.3. Classes Seladas
4.4.4. Métodos Virtuais
4.4.5. Classes Abstratas
4.4.6. Propriedades Abstratas
4.5. Polimorfismo

5. Programar em C#
5.1. Instrução foreach
5.2. Indexação de Objetos (Indexers/Propriedades Indexadas)
5.3. Interfaces
5.4. Operadores is e as
5.5. Coleções
5.5.1. Implementação de Tipos Enumeráveis
5.5.1.1. A interface IEnumerable
5.5.1.2. Implementação explícita de IEnumerator
5.5.1.3. Iteradores Yield
5.5.1.4. Iteradores Nomeados (Named Iterators)
5.5.2. ArrayList
5.5.3. Queue
5.5.4. Stack
5.5.5. Hash Table
5.6. Exceções (Exception Handling)
5.7. Eventos e Delegações (Delegates and Events)

6. Implementação de Aplicações Baseadas em .NET, em C#
6.1. Sobreposição de Métodos (Overriding Methods) na biblioteca System.Object
6.2. Formatação de Cadeias de Caracteres e Números
6.3. Streams e ficheiros

7. Frameworks para Mapeamento Objeto-Relacional
7.1. Introdução à ADO.NET
7.1.1. ADO.NET Data providers
7.1.2. Disconnected layer do ADO.NET
7.1.3. DataSets
7.2 Entity Framework (EF)
7.2.1 Introduction to EF
7.2.2 Comerçar pela Base de Dados
7.2.3 Comerçar pelo Código
7.2.4 Constraints, Chaves e Associações
7.2.5 Acesso a dados e operações CRUD

8. C# Avançado
8.1. Genéricos
8.2. Tipos anónimos
8.3. Métodos Anónimos
8.4. Lambdas

Metodologia de avaliação
Época de Frequência:
1º Teste (T1), obrigatório, com peso 20% na nota final;
2º Teste (T2), só para alunos com nota T1>=6 valores (em 20), com peso 20% na nota final;
Componente Prática (CP):
- Trabalho Prático (TP), obrigatório;
- Apresentação e defesa (AD), do TP, obrigatória;
- Com nota mínima 10 valores (em 20), no TP
- Com nota mínima 10 valores (em 20), na AD
- CP com peso 60% na nota final, sendo CP = (50% nTP + 50% nAD)

Classificação Final (CF):
CF = (nT1*0,2 + nT2*0,2 + nTP*0,6), sse nT1>=6 e nT2>=6 e nTP>=10 e nAD>=10
ou CF = (nT1*0,2 + nT2*0,2 + nTP*0,6), sse nT1<6 ou nT2<6 ou nTP<10 ou nAD<10 e CF<9,5
ou CF = 9, sse nT1<6 ou nT2<6 ou nTP<10 ou nAD<10 e CF>=9,5

Outras épocas:
- EF sobre toda a matéria, com peso 40% na nota final. Obrigatório para alunos com nota no nT1<6 valores ou nT2<6 ou nEF<6. Todos os alunos podem optar por EF.;
- CP com peso 60% na nota final. Pode aproveitar a nota desta componente de qualquer uma das épocas de avaliação anterior, sse verificarem as condições acima para esta.

Obs:
1. A falta a uma das componentes obrigatórias resulta na atribuição de zero valores nessa componente e por conseguinte a reprovação na época de avaliação em causa.
2. O aluno obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do reg. acad. do IPT

Bibliografia
- Loureiro, H. (2017). C# 7.0 com Visual Studio. Lisboa: FCA - Editora de Informática
- Smith, J. (2021). Entity Framework Core in Action. New York: Manning Publications Co.
- Troelsen, A. e Japikse, P. (2021). Pro C# 9 with .NET 5. New York: Apress

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivo-participativas onde se descrevem e discutem com os alunos os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de: casos práticos; exercícios; aplicação dos conceitos apreendidos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Visual Studio
MS Sql Server
C# Jupyter Notebooks

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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