Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964033.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem ficar aptos a:
- reconhecer as especificidades das diferentes culturas;
- compreender as diferenças de valores nas sociedades e suas consequências ao nível da gestão;
- diferenciar modelos de funcionamento de gestão nas diferentes culturas;
- discriminar comportamentos organizacionais, como a liderança, típicos de diferentes culturas;
- planear a expatriação e repatriação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- ODS 4- EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
- ODS 5 - IGUALDADE DE GÉNERO
- ODS 8 - TRABALHO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÓMICO
- ODS 10 - REDUZIR AS DESIGUALDADES
- ODS 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES
Programa
Capítulo I: Introdução à Gestão Internacional de Recursos Humanos (GIRH)
O que é a Gestão Internacional de Recursos Humanos?;
A complexidade da GIRH;
Diferenças entre a GIRH e a gestão doméstica dos recursos humanos;
Estratégias de expansão internacional e ligação à GIRH;
Missões internacionais: tendências globais.
Capítulo II: Diferentes Práticas de GIRH - USA, EUROPA, ÁSIA
Política e práticas de gestão de recursos humanos em diferentes locais: USA, Europa e Ásia;
A GIRH em contexto Europeu: especificidades e desafios;
A GIRH em Portugal;
A internacionalização das empresas Portuguesas: desafios e oportunidades para a GIRH.
Capítulo III: O Ciclo da Expatriação Atrair, Preparar e Adaptar
Tipologias de trabalhadores internacionais e de trabalho internacional;
Motivos para utilizar expatriados versus motivos para aceitar uma missão internacional;
Recrutamento, seleção e preparação para uma missão internacional;
A formação e desenvolvimento de expatriados;
A adaptação dos expatriados.
Capítulo IV: O Ciclo da Expatriação Avaliar e Recompensar
As consequências da (des)adaptação dos expatriados: desempenho, satisfação e turnover;
A compensação de expatriados: modelos, referências e aspetos práticos.
Capítulo V: O Ciclo da Expatriação Repatriar e Reter
Repatriação - o outro lado da moeda?
Outros resultados da Expatriação: implicações pessoais e profissionais de uma missão internacional;
Desafios à retenção dos indivíduos com experiência internacional.
Capítulo VI: Desafios à GIRH Novas Formas de Trabalho Internacional
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: teste escrito individual (40%) com nota minima de 9,5 valores; elaboração de um trabalho individual ou de grupo ( com máximo 3 alunos)com apresentação/ discussão oral( 30%) e um trabalho que consiste em preparar uma aula sobre um tópico do programa (30%).
Bibliografia
- Cunha, M. e Rego, A. (2009). Gestão Multicultural. Lisboa: Editora RH
- Finuras, P. (2011). Gestão Intercultural - Pessoas e Carreiras na Era da Globalização. Lisboa: Edições Sílabo
- Martins, J. (2011). Internacionalização e Globalização de Empresas. Lisboa: Edições Sílabo
- Silva, V. e Reis, F. (2014). Capital Humano - Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Nas sessões de cariz teórico, o Docente dá mais ênfase à apresentação e defesa de trabalhos científicos e práticos, por parte dos Alunos, o que permitirá uma melhor compreensão da teoria e proporcionará as ferramentas para enfrentar soluções reais.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Windows. Microsoft Teams e Moodle.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)