Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 3º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818625.
Docente(s)
- João Alexandre Correia Gomes (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
1. Conhecer e praticar a análise e o planeamento de projeto de investimento imobiliário, para maximizar o valor criado no empreendimento.
2. Entender a análise de investimentos como instrumento de planeamento para a otimização e a sincronização dos processos para a maximização do valor criado.
3. Conhecer os processos de negócio imobiliários, os ciclos, os modelos económicos específicos desta área, as práticas nessa área de negócio.
4. Conhecer as fontes de financiamento disponíveis para o projeto, sobre os critérios de análise praticados na Banca, e o planeamento de recursos financeiros na otimização do valor criado com o risco aceitável.
5. Conhecer dos diversos produtos disponíveis para financiamento por capitais alheios, mas também os limites para este tipo de financiamento, ou como enquadrar uma operação de crédito.
6. Enfatizar a prática com exercícios práticos em exemplos de projetos imobiliários distintos.
Programa
1 Conceitos de Investimento (O que é Investimento?; tipos de investimento; classes de investidores; criação de valor)
2 O Processo de Investimento
3 Conceitos de Imobiliário (a propriedade imobiliária; os processos; os ciclos; os produtos)
4 Métodos de Avaliação (análise qualitativa e quantitativa do investimento)
5 O Valor do Empreendimento Imobiliário (análise de valor; a criação de valor no processo de promoção ou gestão)
6 O Financiamento do Imobiliário (conceitos; a captação de fundos; as fontes externas de financiamento; o autofinanciamento; a titularização do imobiliário)
7 A Economia dos Edifícios e Modelos de Análise (conta para promoção imobiliária; conta de exploração do imóvel; o plano financeiro global)
8 Aulas Práticas (apresentação de exemplos práticos; resolução de casos práticos pelos alunos)
Metodologia de avaliação
Avaliação Única: realização de um Exame Final ou Avaliação Contínua (Nota mínima de 9 valores): 50% Teste Final + 50% Trabalho de grupo.
Bibliografia
Método de Ensino
É utilizado o método expositivo a fim de explanar as principais temáticas teóricas da unidade curricular. É utilizado o método interrogativo recorrendo ao diálogo e à formulação de debates. O método ativo permite aos alunos terem o papel central.
Software utilizado nas aulas