Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 2º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818623.
Docente(s)
- Anabela Mendes Moreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Compreender e analisar os fatores que potenciam o impacte ambiental do setor da Construção.
Promover a aprendizagem de diferentes conceitos: desenvolvimento sustentável, indicadores de sustentabilidade, durabilidade de materiais e de sistemas construtivos, análise do ciclo de vida dos sistemas construídos, edifícios sustentáveis.
Conhecer os princípios básicos e as metodologias a considerar em intervenções de construção civil, de forma a prevenir ou mitigar os seus efeitos negativos no ambiente natural.
Destacar a importância da garantia de sustentabilidade do ambiente construído, designadamente a adoção de materiais eco-eficientes, a redução de agentes poluentes, contaminantes ou tóxicos; a importância de gestão de resíduos de construção e de demolição; e a gestão eficiente de recursos.
Destacar a contribuição de tecnologia inovadora para a prevenção de agentes poluidores ou para a sua mitigação.
Desenvolver competências em pensamento crítico que permitam a procura e seleção de soluções ambientalmente sustentáveis.
Programa
1. Introdução. 1.1 Enquadramento histórico do desenvolvimento de "consciência ambiental". 1.2 A Organização das Nações Unidas. 1.3 Conceitos de desenvolvimento sustentável e de indicadores de sustentabilidade. 1.4 Caracterização da indústria de construção em termos de desempenho ambiental. 1.5 Princípios de desenvolvimento sustentável.
2. Gestão ambiental. 2.1 Enquadramento UE para a gestão eficiente de energia e dos recursos hídricos. 2.2 Conceito de Análise do Ciclo de Vida. 2.3 Normalização ISO série 14000. 2.4 Rótulos ecológicos e declarações ambientais. 2.5 Gestão de RCD e seu enquadramento legislativo. 2.6 Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e Avaliação de Impactes Ambientais (AIA) de projetos. 2.7 O ruído ambiental e o seu enquadramento regulamentar.
3. A Construção Sustentável. 3.1. A importância de um edifício sustentável. 3.1.1 Conceitos de eco-eficiência e durabilidade. 3.1.2 Eficiência energética. 3.1.3 Eficiência hídrica. 3.1.4 Iluminação natural. 3.1.5 Qualidade do ar interior e ventilação. 3.1.6 Alguns fatores de seleção de materiais. 3.1.6.1 Energia incorporada. 3.1.6.2 Impacto ecológico. 3.1.6.3 Potencial de reuso e reciclagem. 3.1.6.4 Toxicidade. 3.2 Gestão de resíduos de construção e demolição. 3.3 Mitigação do ruído ambiental. 3.4 Principais sistemas de avaliação internacionais e nacionais de sustentabilidade de sistemas construídos. 3.5 Edifícios sustentáveis. 3.6 Conceito de nZEB e seu enquadramento. 3.7 Conceito de Passive House. 3.8 Exemplos.
4. Materiais de construção. 4.1. Redefinição de materiais e sistemas construtivos vernáculos. 4.2 Manufatura através de produtos com base em resíduos industriais. 4.3 Materiais e produtos reciclados. 4.4 Declarações ambientais de produtos.
5. Tecnologia e inovação para a construção sustentável. 5.1 Digitalização da indústria da Construção. 5.2 Manufatura aditiva. 5.3. Nanotecnologia na indústria da Construção. 5.4 Edifícios inteligentes e cidades inteligentes.
Metodologia de avaliação
O processo de avaliação consiste na apreciação de um trabalho escrito (T), e de uma prova escrita sem consulta (PE). A classificação mínima na prova escrita é 9,5 valores, em 20 possíveis. O trabalho deve ser entregue na data agendada pela Docente.
A prova escrita será realizada no período de avaliações por exame definido no calendário académico de cursos em associação ESTT-ESAI.
A classificação final (CF) é dada pela seguinte expressão: CF=0,30xT+0,70xPE. A classificação final, CF, mínima para aprovação na unidade curricular é 10 valores, em 20 possíveis.
Bibliografia
- Berge, B. (2001). The ecology of building materials. .: Architectural Press
- Mateus, R. e Bragança, L. (2006). Tecnologias Construtivas para a Sustentabilidade da Construção. .: Ed. Ecopy
- Pinheiro, M. (2006). Ambiente e Construção Sustentável. Lisboa: Instituto do Ambiente
- Torgal, F. e Jalali, S. (2010). Sustentabilidade dos Materiais de Construção. Minho: TecMinho
- Vários, -. (2023). Manual de Inovação e Sustentabilidade - os desafios e as soluções.... (Vol. u). Porto: Vida Económica - Editorial, S.A.
Método de Ensino
Método expositivo nos temas de índole teórico com recurso a meios audiovisuais. Método interativo com questões e desafios, induzindo a reflexão. Com o papel centrado no estudante procura-se a solução de problemas e incentiva-se a pesquisa autónoma.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 20/2024 de 08/05
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)