Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 915232.
Docente(s)
            - Sérgio Paulo Leal Nunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os estudantes devem ser capazes de: a) compreender os conceitos, teorias, modelos e políticas económicas basilares e relevantes da economia; b) desenvolver capacidades de identificação, análise e resolução de problemas de natureza económica; c) aplicar técnicas de cálculo usadas pela ciência económica actual
Programa
          1.	MACROECONOMIA: A VISÃO PANORÂMICA DA ECONOMIA
1.1.	As principais questões macroeconómicas
1.2.	Políticas macroeconómicas
1.3.	A questão da agregação
2.	MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
2.1.	O Produto Interno Bruto
2.2.	Taxa de Desemprego
2.3.	Nível de preços e Inflação
3.	CRESCIMENTO ECONÓMICO E PRODUTIVIDADE
3.1.	Taxas de crescimento e níveis de vida
3.2.	Produtividade do trabalho: conceitos e determinantes
3.3.	Crescimento económico: custos e limites
4.	EMPREGO E SALÁRIOS
4.1.	Tendências no mercado de trabalho
4.2.	A oferta e a procura no mercado de trabalho
4.3.	Salários reais e emprego
4.4.	Desemprego: tipos e custos
5.	A POUPANÇA E A FORMAÇÃO DE CAPITAL
5.1.	Poupança e riqueza
5.2.	 A poupança nacional e as suas componentes
5.3.	Investimento e formação de capital
5.4.	Os mercados financeiros
6.	PROCURA AGREGADA E PRODUÇÃO DE CURTO PRAZO
6.1.	O modelo keynesiano simples
6.2.	A procura agregada
6.3.	Estabilizar a procura agregada: o papel da política orçamental
Metodologia de avaliação
          A avaliação não deverá ser considerada como o objectivo principal da aprendizagem realizada. Deverá ser tomada, apenas (ainda que inevitável), como uma das suas consequências.
A avaliação tomará a forma de um portfólio de avaliação. 
O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, integração em projectos de investigação aplicada, etc., até 50% da sua nota final. 
A ponderação de cada momento de avaliação é decidida pelo aluno, devidamente orientado pelo docente. 
O objectivo é o de que o aluno tome uma parte activa e responsável na sua avaliação, dentro de um limite considerado científica e pedagogicamente razoável. 
A avaliação contínua terá, assim, como suporte as seguintes componentes:
	A classificação obtida na frequência (realizada no último dia de aulas do semestre): (50-100% da cotação global);
	A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente (ou em grupo): (0%-50%) da cotação global).
Bibliografia
          - Bernanke, B.  e Frank, R. (2012). Princípios de Economia. Lisboa:  McGraw-Hill
- Nordhaus, W.  e Samuelson, P. (2011). Economia. Lisboa:  McGraw-Hill
Método de Ensino
          Aulas teóricas; Aulas práticas; Trabalhos individuais e de grupo e reflexão e discussão perante temas chave da actualidade. 
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº208 de 24/10/2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















