Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 96448.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
I Interpretar e descrever imagens
II Ler crítica/conscientemente mensagens visuais
III Argumentar
IV Adquirir procedimentos e investigação sobre imagens
V Valorar a comunicação visual como texto
VI Valorar processos de experimentação visual sobre a imagem
Programa
1: imagem, realidade, nível de iconicidade, denotado e conotado, representativo e presentativo.
2: Semiótica, semiologia, signo, significante e significado.
3: Diferença entre símbolo e alegoria. Alegorias e símbolos presentes naquelas. Exemplos.
4: Retórica visual. Durand. Operações e figuras de retórica visual. Exemplos.
5: Leitura de pinturas, manifestos visuais de publicidade, representações de poder, logotipos, fotos.
Metodologia de avaliação
Realização em aula, de exercícios e trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos; dado o carácter formativo desta avaliação, esta expressa-se qualitativamente: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
Admitidos a frequência os alunos que tenham pelo menos dois terços de presença nas aulas.
Os trabalhos têm de ser todos disponíveis na plataforma Teams da UC, até à aula anterior ao dia da frequência.
Em Frequência os alunos entregam, apresentam e defendem os trabalhos ou exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, fornecidas em aula. Todos os trabalhos têm o mesmo peso.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Só são admitidos a exame alunos que foram avaliados em frequência, não tendo obtido aproveitamento naquela;
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos ou tarefas, devidamente alterados.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Bibliografia
- Grupo U, . (1989). Retorica general. MadridBarcelona: Ediciones Paidós
- Vilches, L. (2002). Teoría de la Imagen Periodística. Madrid: Ediciones Pirámide
- Villafane, J. (1996). Principios de teoría General de la Imagen. Madrid: Pirâmide
- Zunzunegui, S. (1989). Pensar la imagen. Madrid: Cátedra
Método de Ensino
A) Aulas expositivas aprendendo conceitos através de
exemplos
B) Leitura de imagens projetadas ou fornecidas
C) Exercícios de experimentação
D) Análise e discussão de imagens e de publicidade
impressa. Retórica visual
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 18/2024 de 17/04
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)