Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
4.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 3,0 O , Cód. 964454.
Docente(s)
- António Anacleto Viegas Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1.Conhecer as origens do pensamento estratégico;
2.Estudar algumas escolas do pensamento estratégico;
3.Analisar as alternativas estratégicas das empresas, tendo em conta a especificidade de cada
organização e as características das indústrias e dos clusters onde se inserem;
4.Identificar as melhores estratégias para empresa;
5.Desenvolver a reflexão crítica em relação à análise, formulação e planeamento estratégico;
6.Saber lidar com as informações seus sistemas e formas de aplicação na estratégia de uma
empresa;
7.Desenvolver as capacidades de análise de gestão, com a informação e a integração na
estratégia das empresas.
Programa
1.Origens do pensamento estratégico
1.1. A contribuição militar;
1.2. A contribuição da teoria dos sistemas;
1.3. A contribuição da teoria económica;
1.4. A contribuição das matemáticas.
2.Escolas do pensamento estratégico
2.1. Escola do Planeamento;
2.2. Escola Empreendedora;
2.3. Escola do Poder;
2.4. Escola dos Recursos.
3.Análise estratégica
3.1. Pensamento e planeamento estratégico;
3.2. Análise do meio envolvente da empresa;
3.2.1. O Modelo LCAG;
3.2.2. O Modelo de Porter;
3.2.3. Grupos Estratégicos.
4.Analise da empresa
4.1. Meios e recursos da empresa;
4.2. Análise Swot;
4.3. Cadeia de valor.
5.Formulação da estratégia
5.1. Definição de Negócio;
5.2. As cinco estratégias competitivas básicas.
6.Adequação da estratégia para adaptação a situações específicas do sector e da empresa.
7.Conceito, desafios e mudanças nos sistemas de informação.
8.Análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas.
9.Casos práticos
Metodologia de avaliação
1)Avaliação continua:
-1Prova escrita: 50%(nota mínima de 8 valores);
-1Trabalho prático com apresentação: 50%;
2) Avaliação não contínua:
- Prova escrita: 100%;
Bibliografia
- Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. (Vol. 1). Lisboa: Biblioteca Exame
- Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia, Conceitos Prática e Roteiro. Lisboa: Edições Silabo.
- Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand Editora
- Grant, R. (2013). Comtemporary Strategic Analysis. UK: Wiley
- Neves, J. (2011). Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa . Alfragide: Texto Editores
- Sanders, W. e Carpenter, M. (2009). Strategic Management A Dynamic Perspective. England: Pearson Prentice Hall
- Sousa, A. (1998). Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica. . (Vol. 1). Lisboa: Editorial Verbo
- Teixeira, S. (2020). Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Edtora
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. Os Planos Estratégicos serão desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 18/2024 de 17/04
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)