Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 O , Cód. 964440.
Docente(s)
- Maria Filipa Ferreira da Silva Pias (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1.Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados, do ponto de vista do marketing;
2.Conhecer os principais métodos de estudo do consumidor;
3.Elaborar um plano de marketing, sabendo articular as principais variáveis estratégicas;
4.Conhecer as especificidades de gestão da marca.
Programa
1. Introdução
1.1 Conceitos básicos do marketing
1.2 Evolução do papel do marketing
2. Análise do mercado e dos seus actores
2.1 Mercado
2.2 Analise da concorrência
2.3 Os estudos de mercado
2.4 Análise da empresa
2.5 Comportamento do consumidor
3. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
3.1 As variáveis explicativas individuais
3.2 As variáveis explicativas sociológicas e psicossociológicas
3.3 Processo de decisão
4. Segmentação
4.1 Processo de segmentação
4.2 Critérios de segmentação
4.3 Métodos de divisão do mercado
5. O posicionamento
5.1 O que é um posicionamento
5.2 Universo de referência, características distintivas, eixos de diferenciação
6. A marca
6.1 Definição
6.2 Funções da marca
6.3 Imagem da marca e a sua identidade
6.4 As políticas da marca
7. Marketing-Mix
7.1 Produto
7.2 Preço
7.3 Comunicação
7.4 Distribuição
Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A presença é obrigatória em 2/3 das aulas. A nota final é a média aritmética de:
1. Projeto, obrigatório, individual, realizado em sala de aula (50%).
2. Prova escrita (50%).
Classificação na escala de 0 a 20 valores
AVALIAÇÃO EM PERÍODOS DE EXAME
Serão admitidos a exame os alunos com assiduidade igual ou superior a 2/3 (dois terços) e que tenham obtido no Projeto e na Prova escrita durante o semestre, o mínimo de 8 valores.
O exame, em todas as épocas, consiste em prova escrita (100%).
Aprovação: nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Bibliografia
- Dionísio , P. e Al, E. (2015). Mercator XXI - Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- Dionísio, P. e Al, E. (2010). Publicitor - Comunicação 360º online - ofline. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- DuPus, S. e Silva, J. (2011). Package Design Workbook. USA: Rockport
- Wiedemann, J. (2017). The Package Design Book. : Taschen
Método de Ensino
1.Apresentação dos conteúdos teóricos com apoio de meios audiovisuais, estudo e análise de casos.
2. Desenvolvimento de trabalhos T/P: análise/diagnóstico de casos e desenvolvimento de projeto de design de comunicação acompanhados pelo professor.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 11/2023 de 13/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)