Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964422.
Docente(s)
- Maria João Bom Mendes dos Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Distinguir os diferentes sistemas de informação integrada.
2. Desenvolver uma atitude crítica sobre o seu próprio trabalho e sobre o panorama do design gráfico em geral.
3. Desenvolver autonomamente ou coletivamente trabalho competente.
Programa
1. Diferentes sistemas de design de informação:
1.1. Sinalética para espaços privados;
1.2. Sinalética para espaços públicos;
1.3. Sinalética para espaços exteriores;
1.4. Sinalética para a cidade.
2. Aspectos ergonómicos a ter em consideração no desenvolvimento de projectos de design de informação:
2.1. Altura e largura dos suportes de informação;
2.2. Relação entre o corpo humano e os suportes da informação.
Metodologia de avaliação
Será realizado ao longo do semestre um projecto, dividido em três etapas:
1.ª Avaliação periódica: 33,33% (pictogramas concluídos);
2.ª Avaliação periódica: 33,33% (placas scripto-direcionais concluídas);
3.ª Avaliação (Frequência); 33,3% (diretórios concluídos + apresentação do trabalho completo).
Dispensam de exame os estudantes que tiverem nota => a 9,5.
Estão excluídos de exame os alunos que não cumprirem duas, das três etapas acima referidas, em época de Frequência ou que que faltem a mais de 1/3 das aulas dadas.
Em exame serão considerados os trabalhos práticos desenvolvidos durante o semestre. Os alunos devem entregar aqueles em falta e/ou os trabalhos em que não obtiveram nota positiva, introduzindo as melhorias sugeridas pela docente.
Aprovação: Classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores, obtida pela média aritmética indicada anteriormente.
Bibliografia
- Garland, K. (1994). Mr. Beck?s Undergroun Map. London: London Transport Museum
- Jury, D. (2007). O que é a Tipografia?. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- Neurath, O. (1980). International Picture Language. Reading: University of Reading
- White, A. (2002). The Elements of Graphic Design. New York: Allworth Press
Método de Ensino
1. Apresentação dos conteúdos programáticos com o apoio do datashow, imagens e meios audiovisuais.
Desenvolvimento de trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)