Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 96441.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          1 Saber ver/interpretar 
2 Manipular expressão em sintaxe 
3 Adequar composição à ideia a comunicar 
4 Desenvolver soluções simples 
5 Adequar a representação a um modelo, conceito, tipo ou significação 
6 Demonstrar cultura gráfica e visual  
7 Usar termos adequados 
8 Demonstrar sentido crítico
Programa
          1 Expressão Vs. conteúdo 
1.1.  Substância e forma 
2 Estrutura 
2.1. Esqueleto, relação, composição e elementos estruturais, partes 
3 Configuração 
3.1. Figura-fundo, contorno, partes e todo, elementos constituintes 
4 Dimensão 
4.1 Tamanho, proporção, escala 
5 Dinâmica 
5.1.  Equilíbrios, estaticismo, tensão, movimento e ritmo 
6 Qualidade 
6.1. Qualidade formal e qualidade expressiva 
6.2. Filtros, oposições, contrastes 
7 Demarcação 
7.1. Espessuras 
7.2. Qualidade da expressão e da representação 
8. Outros elementos da expressão e da composição   
8.1. Valores tonais, cor, brilho, iluminação, textura, agudez, material, ponto de vista,  
enquadramento, opacidade, transparência, toque, penetração, sobreposição, etc 
9 Cultura gráfica 
9.1. Design e movimentos de vanguarda do século XX 
10 Tipologias de registo 
10.1 Modo representativo e modo presentativo 
10.2. Simplificação por acentuação e por nivelamento 
11 Iconicidade 
11.1 Relação representação-representado e referente 
12 Iconograma e pictograma 
12.1 Classes e processos de analogia 
13 Esquemática 
13.1 Simplificação por nivelamento 
13.2. Signos visuais ilustrativos e signos visuais pictogramáticos 
14 Conteúdo Vs. expressão 
14.1 Assunto, tema e mensagem Vs. sintaxe visual e elementos morfológicos e da expressão visual
Metodologia de avaliação
          Realização em aula, de exercícios e trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos; dado o carácter formativo desta avaliação, esta expressa-se qualitativamente: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
 Admitidos a frequência os alunos que tenham pelo menos dois terços de presença nas aulas.
Os trabalhos têm de ser todos disponíveis na plataforma Teams da UC, até à aula anterior ao dia da frequência.
 Em Frequência os alunos entregam, apresentam e defendem os trabalhos ou exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, fornecidas em aula. Todos os trabalhos têm o mesmo peso.
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores. 
Só são admitidos a exame alunos que foram avaliados em frequência, não tendo obtido aproveitamento naquela;
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos ou tarefas, devidamente alterados. 
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Bibliografia
          - Acaso, M. (2006). El Languaje Visual. Barcelona:  Paidós
- Cosette, C. (1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec:  Les Éditions Riguil Internationales
- Dondis, D. (1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:  Martins Fontes
- Pipes, A. (2008). Fondantions of art and design. Londres:  Laurence King Publishing.
Método de Ensino
          a) Aulas expositivas/teóricas: conteúdos/processos/técnicas; 
b) Exercícios aplicação: repres. visual, componente expressiva/informativa/comunicacional; 
c) Aulas síntese/produto;
d) Avaliação sumativa: demonstração-valoração competências/conhecimen.
Software utilizado nas aulas
          Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 07/2023 de 18/10
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















