Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 964437.
Docente(s)
            - Maria Filipa Ferreira da Silva Pias (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1. Conhecer as especificidades da tipografia de modo a usá-la em projetos de design tendo em vista uma grande clareza de comunicação; 
2. Compreender e aplicar as regras ergonómicas de legibilidade e de leiturabilidade; 
3. Saber analisar criticamente segundo os parâmetros da ergonomia da comunicaçã
Programa
          1. Tipografia: evolução histórica, categorização e exemplos de aplicação prática dos tipos;  
2. Regras da aplicação da tipografia em função da legibilidade e da leiturabilidade:
2.1. Tipos display e de texto; 
2.2. Legibilidade e leiturabilidade; 
2.3. Altura-x; 
2.4. As caixas; 
2.5. Com e sem serifas; 
2.6. Espessura e contraste; 
2.7. Formas das letras; 
2.8. Entrelinha; 
2.9. Espacejamento; 
2.10. Alinhamento do texto;  
3. Teoria da cor aplicada ao design de comunicação;
4. Sistemas de pictogramas e sinalética;
5. Representação diagramática.
6. Análise crítica de casos de design de comunicação.
Metodologia de avaliação
          Avaliação em época de frequência:
1. Projeto prático que reflita o domínio dos conteúdos dados na aula (50%).
2. Prova escrita versando as matérias dadas (50%).
Só são admitidos a exame os alunos que tenham tido uma nota igual ou superior a 8 na avaliação contínua.
Época de exame ou recurso:
1. Projeto prático que reflita o domínio dos conteúdos dados na aula (40%).
2. Prova escrita versando as matérias dadas na aula (60%).
Bibliografia
          - Bringhurst, R. (2005). Elementos do Estilo Tipográfico, Versão 3.0. (Vol. 1). São Paulo:  Cosac Naify
- Frascara, J. (2011). ¿Qué es el_diseño de información? . (Vol. 1). Buenos Aires:  Ediciones Infinito
- Frutiger, A. (2001). En torno a la tipografia.  . Barcelona:  Gustavo Gili
- Iida, I. (2005). Ergonomia, Projeto e Produção. (Vol. 1). São Paulo:  Edgard Blücher Ltda
- Lupton, E. (2010). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, and Students (Design Briefs). EUA:  Princeton Architectural Press
- Mijksenaar , P. (2001). Una introducción al Diseño de la información. (Vol. 1). Naucalpan:  Gustave Gili
- Norman, D. (2006). Design do Dia-a-Dia. (Vol. 1). Rio de Janeiro:  Rocco
- Pettersson , R. (2016). Information Design Theories. (Vol. 1). Viena:  International Institute for Information Design
Método de Ensino
          1. Aulas teóricas auxiliadas com projeção em datashow dos conteúdos programáticos escritos e preparados pelo professor;
2. Aulas práticas de análise de peças de design de comunicação segundo os parâmetros da ergonomia da comunicação.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















