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Ano Letivo: 2023/24

Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Marketing Digital

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297211.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)
- Rosália Isabel Duarte Rodrigues (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
a) Reconhecer as especificidades do Marketing Digital nas suas várias dimensões: meios,
comportamento do consumidor, técnicas e ferramentas;
b) Atuar na vasta área do Marketing Digital, quer do ponto de vista estratégico quer do
tático;
c) Conhecer e relacionar conceitos sob uma perspetiva eminentemente estratégica;
d) Conceber uma estratégia de comunicação de Marketing Digital em conformidade com os
planos estratégicos de longo e de curto-prazo das organizações;
e) Explorar competências de auto-reflexão assim como de análise crítica de acordo com a
atuação ética e profissional;
f) Manter uma curiosidade permanente sobre as tendências de futuro relacionadas com a área.

Programa
1. Marketing- principais conceitos e abordagens
1.1. Evolução do Marketing: do Marketing tradicional ao Marketing digital
1.2. A envolvente do marketing:
a. O novo consumidor
b. A promoção na web
2. Metodologia do Marketing digital: transformar a estratégia em ação
a. As características do marketing digital
b. Plano de e-marketing
c. Foco nas audiências
d. as principais métricas de Marketing Digital
e. Relação com prestadores de serviços
3. Comunicação digital e blended e os 8 P’s do Marketing Digital
a. Novos paradigmas e modelos de comunicação
b. A comunicação em rede
c. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada
d. Interação e os media sociais
i. As Redes sociais
ii. A gestão e a monotorização das redes sociais
iii. Criação de conteúdos para as redes sociais
3. Marketing de relações através das plataformas digitais
a. O e-commerce no âmbito do marketing
b. O desenvolvimento do projeto do e-commerce

Metodologia de avaliação
Avaliação em Frequência:
- 1 trabalho de grupo - 35%
- 1 trabalho de grupo - 65%

Avaliação em Exame e Recurso:
-Prova escrita - 100%

Avaliação em Época Especial:
-Prova escrita - 100%

O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores Estudantes e aos Estudantes Internacionais.

Bibliografia
- Adolfo, C. (2012). Os Ps do Marketing Digital: o guia estratégico do marketing digital. Lisboa: Texto Editora
- Afonso et al, C. (2016). Marketing Digital e E-commerce. Viseu: Psicosoma
- Baynas et al, A. (2018). Mercator: o Marketing na era digital. Alfragide: D. Quixote
- Carreira, F. (2014). Marketing Digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª ed). Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Método teórico, expositivo com recurso a aplicação prática e ao estudo de casos.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma de e-learning/Moodle
Plataforma Teams
Zoom

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 27 de março de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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