Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 829713.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Entender as especificidades do online e das diferentes plataformas digitais. Exercitar a produção, a adaptação e a gestão de diferentes conteúdos escritos para plataformas online através de diferentes tipos de exercícios práticos.
Programa
1 A escrita no contexto digital: regras e novas linguagens.
2 O utilizador: princípios da percepção e limites da visão humana.
3 Arquitectura de informação: planeamento; usabilidade; a importância do design.
4 As diferentes plataformas e as diferentes formas de escrita.
5 Escrita digital: exercícios práticos.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Nesta época, a avaliação da UC é contínua. A nota final corresponde à média ponderada dos trabalhos realizados ao longo do semestre.
Os alunos terão que realizar 80% dos trabalhos. Quem tiver média inferior a 10 ou não realizar 80% dos trabalhos, será admitido a exame.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Avaliação por exame:
Exame escrito 60% + 40% trabalhos realizados na avaliação contínua.
Estes critérios, incluindo prazos de entrega de trabalhos, também se aplicam aos trabalhadores estudante e alunos em Erasmus.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- D., M. (2010). Information is Beautiful. Cambridge: Cambridge Press
- Killian, C. (2009). Wrinting for the Web. Vancouver: Selfcounsel Press
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas. Aulas práticas de adaptação e criação de textos em função das especificidades e potencialidades da Web.
Software utilizado nas aulas
NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)