Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 810624.
Docente(s)
- Ricardo Manuel Vilela Pires (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
É recomendado que os estudantes tenham concluído as UCs de Mecânica Aplicada, Resistência dos Materiais e Análise de Estruturas.
Objetivos
Compreender as técnicas construtivas correntes das estruturas em betão armado e a sua execução em obra. Compreender e aplicar as metodologias de análise e dimensionamento estrutural, bem como, os conceitos e disposições do EC2 na elaboração do projeto das estruturas em betão armado. Analisar e produzir os desenhos de projeto das estruturas em betão armado para a sua correta execução em obra.
Programa
1. Bases para o projeto de estruturas em betão armado.
1.1. Segurança estrutural. Eurocódigos (EC0, EC1, EC2, EC8).
1.2. Tipos de ações e combinações de ações. Estados limites.
1.3. Materiais e suas propriedades. Noção de pré-esforço. Disposições construtivas (EC2, EC8).
2. Estados limites últimos. Análise e dimensionamento de elementos estruturais com base no EC2, verificações de segurança e disposições construtivas.
2.1. Elementos submetidos a tração e compressão simples.
2.2. Elementos submetidos a flexão simples e esforço transverso. Memória de cálculo e peças desenhadas do projeto de execução de vigas em BA.
2.3. Elementos submetidos a torção.
2.4. Elementos submetidos a flexão composta e desviada.
2.5. Elementos submetidos a punçoamento.
2.6. Efeitos globais e locais de 2ª ordem. Encurvadura em pilares. Memória de cálculo e peças desenhadas do projeto de execução de pilares em BA.
3. Estados limites de utilização. Durabilidade. Controlo da fendilhação. Estado limite de deformação.
4. Análise, dimensionamento e pormenorização de armaduras em lajes maciças armadas numa direção e em duas direções. Lajes fungiformes. Lajes de escadas. Lajes aligeiradas. Memória de cálculo e peças desenhadas do projeto de execução de lajes em BA.
5. Paredes resistentes e vigas parede. Memória de cálculo e peças desenhadas do projeto de execução de paredes resistentes e vigas parede em BA.
6. Fundações diretas.Memória de cálculo e peças desenhadas do projeto de fundações em BA.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua durante o período de contacto (frequência):
A avaliação contínua consiste na realização de duas provas escritas (PE1 e PE2), de cariz teórico-prático, cotadas para 20 valores, realizadas durante o período de contacto (frequência). A classificação final corresponde à média das classificações obtidas nas duas provas escritas. CF=PE1x0.5+PE2x0.5. É obrigatória a obtenção de uma classificação final mínima de 10 valores em 20.
Avaliação por exame:
A avaliação por exame consiste na realização de uma prova escrita, de cariz teórico-prático, cotada para 20 valores, realizada em qualquer das épocas de avaliação por exame. A classificação final corresponde à classificação obtida na prova escrita. É obrigatória a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores em 20.
Bibliografia
- Appleton, J. (2013). Estruturas de Betão. (Vol. 1 e 2). Lisboa: ORION
- EC0, EC1, EC2, EC8, . Eurocódigos estruturais. . -: -
- Morais, M. e Cachim, P. (2013). Estruturas de Betão Armado. Bases de Cálculo. Aveiro: Publindústria
- Mosley, B. e Mosley, W. e Bungey, J. e Hulse, R. (2012). Reinforced Concrete Design to Eurocode 2. -: Bloomsbury Publishing
Método de Ensino
Exposição e discussão das metodologias de análise e dimensionamento estrutural e dos conceitos e disposições do EC2, apoiada em casos práticos e na resolução de exercícios de dimensionamento e elaboração de peças desenhadas de elementos em BA.
Software utilizado nas aulas
FTOOL, EXCEL, AUTOCAD
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 20/2024 de 08/05
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)