Publicação em Diário da República: Despacho nº 9398/2015 - 18/08/2015
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 810618.
Docente(s)
            - José Manuel Barros Pinheiro Nogueira (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Apresentar os problemas gerais do empreendedorismo, sob dois prismas gerais: a) enquanto factor económico de desenvolvimento; e b) enquanto actividade de gestão de carácter estratégico. Sensibilizar os alunos para a actividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, nomeadamente os aspectos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.
Programa
          I - INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
1. Empreendedorismo; conceitos gerais. 
2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo. 
2.1. O empreendedorismo e a atividade económica. 
2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo 
2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo. 
2.4. Influência da esfera nacional cultural. 
2.5.Notas finais. 
II - O EMPREENDEDOR
1. Definições de empreendedor. 
2. A decisão de empreender. 
3. O histórico do empreendedor. 
4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores. 
5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido. 6. A equipa da nova empresa.
 
III - O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES. 
1. Oportunidades e ideias. 
2. Fontes de novas ideias 
3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades. 
4. Métodos de geração de novas ideias. 
5. Avaliação das ideias. 
6. A proteção da propriedade intelectual. 
6.1. Patentes 
6.2. Marcas 
6.3. Direitos de autor 
7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio). 
8. Franchising. 
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS 
1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios. 2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa. 
3. O Plano de Marketing da nova empresa. 
4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos. 
5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa. 
6. O Financiamento da nova empresa. 
7. Análise Económico-Financeira da nova empresa. 
8. A apresentação do Plano de Negócios.
Metodologia de avaliação
          - Trabalho de individual/grupo (Avaliação Técnica) 
 
Exame Final para os não dispensados:
- Trabalho de individual/grupo (Avaliação Técnica)
Bibliografia
          - Ries, E. (2011). The Lean Start up. New York:  Crown Business
- Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa:  Porto Editora
- Silva, M.  e Mainardes, E. (2012). Inovação Empreendedora das Pequenas e Médias Empresas' in Marketing Empreendedor - Novos Rumos para o Sucesso nos Negócios de Micro, Pequenas e Médias Empresas. (pp. 59-89). Curitiba:  Xibpex
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como a discussão dos projectos dos alunos.
Software utilizado nas aulas
          Word e Excel
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















