Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8955/2023 - 31/08/2023
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 60,0 PL + 3,0 OT , Cód. 938091.
Docente(s)
            - Ricardo Pereira Triães (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          1. Identificar os principais tipos de cerâmicas; 
2. Identificar os danos e causas de degradação mais comuns em cerâmicas; 
3. Redigir propostas de intervenção; 
4. Executar intervenções de conservação e restauro em cerâmicas; 
5. Redigir relatórios de intervenção.
Programa
          1. A utilização da argila e a produção de cerâmicas 
2. A evolução da cerâmica em Portugal 
3. Tecnologia dos materiais cerâmicos 
3.1. Matérias-primas cerâmicas 
3.2. Processo de obtenção dos produtos cerâmicos 
4. Deterioração de cerâmicas 
4.1. Propriedades dos materiais cerâmicos 
4.2. Degradação física 
4.3. Sujidade e manchas 
5. Diagnóstico, exame e registo 
5.1. Diagnóstico 
5.2. Exames e análises 
5.3. Registo gráfico e fotográfico 
6. Equipamentos e materiais para a conservação e restauro de cerâmicas 
6.1. Princípios de higiene e segurança  
6.2. Manuseamento, acondicionamento e transporte 
6.3. Equipamentos, instrumentos e ferramentas de mão  
6.4. Materiais utilizados em conservação e restauro 
7. Metodologia de intervenção 
7.1. Proposta de tratamento 
7.2. Tratamento 
7.2.1. Remoção de restauros antigos 
7.2.2. Limpeza 
7.2.3. Consolidação 
7.2.4. Colagem 
7.2.5. Preenchimento de fissuras, fraturas e pequenas lacunas 
7.2.6. Reconstituição volumétrica 
7.2.7. Reintegração cromática 
8. Análise de intervenções em cerâmicas
Metodologia de avaliação
          A avaliação da componente teórica é realizada através de um teste escrito com um peso de 50% na avaliação final. 
A avaliação da componente prática laboratorial, com um peso de 50% na avaliação final, tem em conta o comportamento e o trabalho desenvolvido em aula (20%) e um relatório final sobre o trabalho desenvolvido nas aulas PL (30%). 
O aluno que obtiver em frequência nota igual ou superior a 10 valores (no somatório das duas componentes) e um mínimo de 10 valores em cada uma das componentes fica dispensado de exame. 
Os métodos e critérios de avaliação mantêm-se para as épocas de exame, recurso, especial ou trabalhador-estudante.
Bibliografia
          - Ferreira, I. (2009). Azulejos tradicionais de fachada em Ovar: Contributos para uma metodologia de conservação e restauro. Ovar:  Câmara Municipal de Ovar
- Jain, K.  e Oakley, V. (2002). Essentials in the care and conservation of historical ceramics objects. London:  Archetype Publications
- Oakley, V.  e Buys, S. (1993). The conservation and Restoration of ceramics. London:  Butterworth
- Conservation and restoration of figurative tiles: From managing expectations to intervention criteria.(2022, 1 de julho).  International Journal of Human Sciences Research, pp. 2-13.
Método de Ensino
          1. Aulas teóricas de modo expositivo dos conteúdos programáticos; 
2. Análises de intervenções e  discussão das metodologias; 
3. Aulas práticas laboratoriais com recurso a demonstrações e execução de trabalhos sobre cerâmicas.
Software utilizado nas aulas
          Powerpoint
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 14/2024 de 31/01
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















