IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Cinema Documental

Géneros do Documentário

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817726.

Docente(s)
- Gonçalo Cardoso Leite Velho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
A. Identificar os elementos formais de interseção e delimitação entre ficção e não-ficção em cinema
B. Compreender os critérios taxonómicos aplicados ao cinema documental
C. Conhecer as fórmulas de construção fílmica associadas aos géneros do documentário
D. Empoderar e promover a inclusão

Programa
1. Desejo e representação, imaginação e realidade; Retrato, interesses e defesa; Atores sociais; Atuação (Performance); Ética; Cineasta, pessoas; públicos; Reprodução e Representação; Instituições, profissionais, corpus e espectadores
2. Fábula e syuzhet, Assertividade; Seleção, ordem, ênfase, perspetiva, voz; Lugar de fala, ponto de vista, perspetiva; Retórica; Ethos, logos, pathos; Inventio, dispositio, elocutio, memoria e actio; Três narrativas (cineasta, tópico, público); Escolher, julgar, celebrar; Metáfora
3. Os modos poético, expositivo, participativo, observacional, reflexivo e performativo

Metodologia de avaliação
A metodologia de avaliação é uniforme aplicando-se em todas as épocas de avaliação. Desenvolve-se com base na assiduidade, na participação e num conjunto exercícios, partindo dos conteúdos lecionados. A classificação final é calculada pela ponderação dos seguintes itens de avaliação: assiduidade (10%), participação (10%), exercícios propostos (60%) e trabalho final (20%).
A entrega dos exercícios e do trabalho final é efetuada através da plataforma Doctrino.
Estão dispensados/as de exame os/as estudantes que em avaliação contínua obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Nichols, B. (2005). Introdução ao Documentário. São Paulo: Papirus
- Plantinga, C. (1997). Rhetoric and representation in nonfiction film. Cambridge: Cambridge University Press
- Rosenthal, A. e Corner, J. (2005). New Challenges for Documentary. New York: Manchester University Press

Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas expositivas
2. Visionamento e análise de filmes;
3. Trabalho de produção de exercício fílmico

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado