Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817719.
Docente(s)
- Liliana Cristina Vidais Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Proficiência em língua inglesa
Objetivos
A. Problematizar o conceito de documentário e a sua transformação ao longo da história do cinema.
B. Conhecer os momentos charneira da história do cinema documental desde a década de 70 até à contemporaneidade.
C. Capacitar para a análise dos diferentes modos do documentário.
D. Conhecer momentos e nomes relevantes da história do cinema documental em Portugal.
Programa
1. O cinema documental desde a década de 70 até à contemporaneidade: o documentário entre a tradição e a mudança na década de 70; as novas vozes do documentário na década de 80; o documentário da década de 90 em diante.
2. Modos do género documental: poético; expositivo; observativo; participativo; reflexivo; performático.
3. A história do cinema documental em Portugal: José Leitão de Barros; Manoel de Oliveira; António Campos; Fernando Lopes; António Reis e Margarida Cordeiro; Noémia Delgado; Pedro Costa; Jorge Pelicano; Leonor Teles; documentaristas ligados à APORDOC.
Metodologia de avaliação
1. Avaliação por Frequência
1.1 Assiduidade e intervenção regular sobre as temáticas-filmes em discussão nas aulas (10%).
1.2 Dois testes escritos (presenciais): um teste durante o semestre (45%) e outro teste no final do semestre (45%).
2. Avaliação por exame
2.1 Época Normal: Prova escrita (presencial) sobre os conteúdos programáticos da UC (100%)
2.2 Época de Recurso: Prova escrita (presencial) sobre os conteúdos programáticos da UC (100%)
2.3 Época Especial: Prova escrita (presencial) sobre os conteúdos programáticos da UC (100%)
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Barsam, R. (1992). Non-Fiction Film - A Critical History. Bloomington: Indiana University Press
- Da-rin, S. (2004). O Espelho Partido - Tradição e Transformação do Documentário. Rio de Janeiro: Azougue
- Nichols, B. (2010). Introduction to Documentary. Bloomington: Indiana University Press
Método de Ensino
1. Aulas teóricas em sala de aula.
2. Aulas práticas de análise de filmes em sala de aula.
Software utilizado nas aulas
1. Plataforma utilizada
1.1 Microsoft Teams
2. Software necessário para aplicação dos conhecimentos adquiridos
2.1 Microsoft Word
2.2 Adobe Acrobat Reader
2.3 Open Office
2.4 VLC Media Player
2.5 Quick Time Player
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 27 de março de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)